Postado em segunda-feira, 22 de outubro de 2018 às 08:08

7 Coisas que você não sabia sobre Ar- Condicionado

O ar-condicionado é o seu melhor amigo durante os dias mais quentes do verão, mas você sabe por quem ele foi inventado? Como ele funciona? Confira aqui alguns fatos sobre esse queridinho do verão!...



O ar condicionado vira item obrigatório neste calor (Foto: Victor Affaro/Casa e Jardim)


 Foi inventado por Willis Carrier

O ar-condicionado foi inventado em 1902 pelo engenheiro norte-americano Willis Carrier, como forma de controlar a umidade do prédio em que trabalhava. O aparelho foi patenteado em 1906.

Se popularizou nos anos 50

Os sistemas similares ao que usamos em casa hoje só chegaram ao mercado na década de 1950, mais de 40 anos depois que o mecanismo foi criado.

Foi feito para tirar a umidade do ar

Já que o ar frio não carrega tanta umidade quanto o ar quente, o ar-condicionado acaba tirando a umidade do ambiente ao abaixar a temperatura. Isso pode ajudar a prevenir mofo, por exemplo.

Ajuda com as alergias

Além de manter o quarto frio, o sistema remove pequenas partículas do ar, o que pode ajudar quem é muito alérgico.

Quanto menor, mais econômico

Por gastar energia, o ar-condicionado pequeno acaba sendo mais econômico do que um sistema central.

Cortinas podem aumentar a duração do sistema

Se o ambiente recebe muita luz solar direta, o sol pode acabar aumentando a temperatura do cômodo, o que causará em mais trabalho para o ar-condicionado. Com as cortinas fechadas, a temperatura do ambiente não aumenta, e o sistema não é tão exigido.

É o motivo dos “lançamentos de verão”, nos cinemas

Na época em que o ar-condicionado ainda não estava presente dentro das casas, as pessoas corriam para o cinema para se refrescarem - já que o aparelho já existia nesses espaços. Por isso, os estúdios de cinema passaram a lançar suas grandes produções durante o verão, quando as temperaturas são mais altas.


Fonte:CasaJardim



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo