Postado em segunda-feira, 6 de agosto de 2018 às 11:23

Avaliação 360 — Como Funciona e Quando Usá-la

Você já ouviu falar sobre avaliação 360 graus? Hoje vou explicar para você tudo sobre esta forma de analisar a performance da sua equipe com muita eficiência...


 Você já ouviu falar sobre avaliação 360 graus? Hoje vou explicar para você tudo sobre esta forma de analisar a performance da sua equipe com muita eficiência. Assim, poderá garantir um nivelamento de funcionários e os estimulará a crescer cada vez mais.

Entenda o que é a avaliação 360

Se sua empresa conta com um corpo de funcionários que trabalha em conjunto, é essencial fazer uma análise periódica. Lembre-se de que dar e receber feedback é uma forma de movimentar os colaboradores e fazê-los buscar por níveis mais altos dentro da companhia.

A avaliação 360 graus funciona como uma forma de compreender como cada funcionário enxerga os demais colaboradores, bem como seus gestores. Todos são encarregados de responder a um questionário avaliativo de múltipla escolha, a fim de facilitar a mensuração por meio de uma escala.

Entenda na prática!

Por exemplo: serão apresentados critérios como proatividade, interesse, organização, flexibilidade, entre outros. Quem estará respondendo deverá escolher entre nunca, às vezes ou sempre. Assim, quem corrigirá a avaliação terá uma média comportamental de cada um.

Ao contrário de outras formas de análise de grupo, a avaliação 360 é feita pelos próprios colaboradores sobre os demais. Assim, eles sentem mais autonomia e informam com mais precisão sua visão sobre a empresa e o corpo pessoal.

Além disso, outro ponto importante é que você deve garantir o sigilo completo. Cada questionário deve ser respondido de forma anônima, para que todos se sintam mais livres para responder.

Quais os benefícios?

Gosto bastante deste tipo de avaliação, pois ela oferece ao gestor uma ampla visão sobre seus funcionários, como eles mesmos veem os demais. Afinal, muitas vezes os coordenadores não têm proximidade com todos para saber do desenvolvimento real de cada um.

Isso possibilita novas estratégias de endomarketing e faz com que todos sintam-se mais valorizados, recebendo a oportunidade de dar seu próprio parecer sobre o local em que trabalham.

Outro benefício é que, quando aplicada periodicamente, a liderança terá um panorama que facilitará o acompanhamento do grupo. Dessa forma, será muito mais fácil saber se a equipe está crescendo em qualidade e identificar onde pode estimular todos da melhor forma.


Fonte:Ignicaodigital



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