Postado em segunda-feira, 2 de julho de 2018
às 09:54
Vitamina C+ do Empreendedorismo Sustentável
Empreendedorismo sustentável é o seu projeto imune aos problemas que vão aparecer no percurso do negócio.
As ideias vem e vão.
Boas ideias, se perdem com o tempo por falta de iniciativa, conhecimento e até mesmo coragem.
Ideias que se transformam em negócios e podem ter continuidade ou podem simplesmente serem abandonadas.
Eu vejo muitos projetos iniciados, que em menos de um ano, são deixados de lado. São sonhos que se perdem por algum motivo.
Então eu pergunto: é sustentável iniciar algo que vai durar pouco tempo?
Como você pode se preparar para que seu pequeno negócio tenha continuidade?
A resposta é bem simples: você precisa de lucro.
O lucro não deve ser o objetivo principal do seu negócio, mas a falta do lucro transforma os sonhos em pesadelos.
Empreendedorismo sustentável é a continuidade da sua empresa ao longo do tempo e com lucro. E se a sua empresa gerar lucro, você poderá: fazer o que quiser com esse recurso, inclusive ajudar a melhorar o mundo de forma filantrópica.
Questões importantes antes de você por em prática as suas brilhantes ideias:
Se você quer empreender, apenas tome conhecimento de que ira se deparar com essas questões.
Não ter medo de perder
Entenda se você está disposto a perder o seu investimento financeiro e o seu tempo por no mínimo 2 anos;
Comentário: não estou dizendo que você vai perder, estou apenas reforçando que isso pode acontecer e que você esteja preparado pra isso.
Ser um bom aprendiz – empreendedorismo sustentável
Você vai aprender todos os dias com o seu negócio, e os maiores aprendizados serão os erros que você vai cometer, lembre-se disso;
Comentário: você vai perder algum dinheiro com estes erros, essa é a melhor escola que você pode pagar.
Abrir mão de sua vida pessoal
O seu negócio será seu filho, você passará muitas noites em claro para cuidar de sua criação;
Comentário: não se preocupe, pois ao longo do tempo seu filho vai crescer e ter mais autonomia.
Dor de cabeça
O seu negócio irá dar dor de cabeça, isso é normal, aprenda sobre a “dosagem ideal dos remédios” para superar as crises;
Comentário: não se estresse a toa, conviva com os problemas, o melhor remédio que você poderá ter é aprender a desligar-se do negócio às vezes.
Buraco escuro
Por melhor que seja a sua preparação e planejamento, você estará ingressando em um terreno que jamais pisou;
Comentário: vá devagar, um pouquinho a cada dia, não ponha tudo a perder por besteira;
Conselhos e dicas de amadoresSeus sonhos serão testados e postos à prova sempre que você tiver com sua família e amigos;
Comentário: você deve ouvir sempre, mas priorize aqueles que já viveram aqueles problemas que você está enfrentando.
O seu negócio não é a sua vida, mas por um bom tempo vai parecer que é. Muitas vezes você vai estar com a moral em baixa, porque a vida do empreendedor é difícil, até que você se acostume a lidar com problemas de forma natural.
Quando você tiver criando soluções de forma automática para resolver novos problemas isto significa que está amadurecendo para os negócios. Mas atenção: aprenda que sair resolvendo problemas não é empreendedorismo sustentável.
Sim, você estará criando soluções, mas criar não é o mesmo que implementar.
Para implementar uma melhoria, ou uma solução a um problema, minha recomendação é que você use o PDCA.
PDCA é uma ferramenta de gestão, que vai lhe possibilitar promover a busca contínua de melhorias, e isso é empreendedorismo sustentável.
Explico o ciclo PDCA em etapas:
Clique em ciclo PDCA, e conheça mais sobre gestão.
Plan (planejamento)
É a fase de identificação dos problemas, “qual é a causa do problema?”, “quais são as possibilidades de resolução para este problema?”, “podemos testar as hipóteses de resolução?”, “temos recursos suficientes para implementarmos a resolução?”.
[ Recomendação ] use tempo para planejar as melhorias que quer implementar, antes de sair fazendo; teste em pequena escala as hipóteses, busque diferentes opiniões a respeito do caso, não tome decisões imediatas, mapeie as possíveis consequências com a solução.
DO (execução)
É a fase de treinar sua equipe para a implementação da tarefa planejada. A execução a partir de um planejamento bem feito é mais fácil.
[ Recomendação ] durante a implementação da melhoria, certifique-se que sua equipe esteja alinhada ao plano, faça acompanhamentos constantes.
CHECK (checagem)
Nesta etapa você estará validando a melhoria, os primeiros resultados obtidos, e garantindo que o plano esteja sendo seguido dentro das conformidades.
[ Recomendação ] não abra mão de que o planejamento esteja sendo feito à risca, desta forma você conhecerá os resultados prováveis e estará criando a cultura necessária para a continuidade futura do novo processo.
ACTION (ação)
Esta última etapa do ciclo representa a avaliação do processo até aqui, considerando efetivamente se a melhoria gerou os resultados esperados e também se há outras oportunidades a serem implementadas para refazer novamente o PDCA.
[ Recomendação ] aproveite para identificar outras melhorias, para transformar o problema que foi resolvido em um caso de sucesso de sua empresa.
Ao submeter o problema ao ciclo PDCA, você estará construindo uma cultura importante em sua empresa, e essa cultura poderá ser estimulada para que todo novo problema possa ser explorado ao máximo.
Eu garanto que esta ferramenta de gestão, irá lhe poupar tempo e dinheiro.
Quando escrevi este artigo visando o empreendedorismo sustentável tinha o objetivo de relacionar duas coisas: a primeira de que você irá enfrentar problemas que vão lhe tirar o sono, e a segunda um método para que você saiba lidar com estes problemas encontrando as melhores resoluções.
Fonte: partiuempreender