Postado em quarta-feira, 9 de maio de 2018 às 12:12

O que é o "esquilo" que está travando o WhatsApp

em circulado uma mensagem com um emoji de esquilo ou de um ponto preto...


 Recentemente, usuários do WhatsApp alertaram sobre um novo "bug" no aplicativo. Tem circulado uma mensagem com um emoji de esquilo ou de um ponto preto, acompanhada por uma frase que instiga o internauta a pressioná-la, e quando feito, pode travar o aplicativo ou até mesmo o smartphone. Há relatos na Índia, no Brasil e em outros países da América Latina.

Esquilo ou ponto preto que trava o WhatsApp

Como funciona?

Alguns usuários do aplicativo relataram em suas contas no Twitter que o "bug" de fato travou os seus celulares, como no caso desta internauta, que recebeu uma mensagem com o emoji de ponto preto somado a um aviso, o qual já afirmava o que aconteceria caso o emoji fosse

pressionado:

A redação do VIX também recebeu o esquilo via WhatsApp e, ao apertar o esquilo, como sugere a mensagem, o smartphone travou no mesmo instante e surgiu na tela uma mensagem de gerenciamento do aplicativo, dizendo que ele havia parado de responder.

Dentre as opções para resolver o problema estava "fechar o app", mas apenas ao minimizá-lo e sair do mesmo, o deslizando para a lateral da tela, o "bug" foi solucionado. Ao reabrirmos o WhatsApp ele já funcionava normalmente.

Um outro teste realizado pela equipe do VIX, desta vez em um smartphone com sistema iOS, apontou que este problema só atinge aparelhos com sistema Android.



Este problema é perigoso?

De acordo com Camillo Di Jorge, especialista em segurança da informação da ESET, este “bug” não pode ser considerado um ataque virtual e nem mesmo algum tipo de vírus. A mensagem oferece uma dificuldade puramente momentânea, sem riscos permanentes, segundo o especialista.

“Trata-se apenas de uma brincadeira que mexe com a curiosidade das pessoas a partir do momento que instiga o usuário a pressionar a mensagem, e o que chama atenção é como este tipo de acontecimento acaba tomando vários desdobramentos”, afirma.

Já Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, esclaresce por que estas mensagens travam os smartphones.

“Trata-se de uma falha de software que acontece ao renderizar emojis ou caracteres unicode, geralmente em outros idiomas e alfabetos. Falhas como essa são comuns e já atingiram todas as plataformas, como o iOS recentemente e agora o Android. O emoji não é renderizado corretamente e ocorre o travamento do programa em que o emoji foi visualizado”, explica.

O especialista diz ainda que, a princípio, a única forma deste “bug” parar de atingir os aparelhos é mediante uma atualização do Android que corrija o erro. Assim, a recomendação é que os usuários não repassem estas mensagens para seus contatos.



Fonte: Vix



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo