Postado em quinta-feira, 26 de abril de 2018
Prefeitura abre registro da Feira Livre como patrimônio cultural
A Prefeitura de Alfenas vai realizar no dia 29 de abril (domingo) a abertura do registro da Feira Livre como patrimônio cultural imaterial de Alfenas.
Da Redação
A Prefeitura de Alfenas vai realizar no dia 29 de abril (domingo) a abertura do registro da Feira Livre como patrimônio cultural imaterial de Alfenas, sendo uma ação organizada pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Alfenas (Comdepa) e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC).
De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Tani Rose, é um processo de proteção administrativa para com uma das maiores práticas culturais que historicamente ocorre em no município - a Feira Livre de domingo. “Uma maneira de reconhecimento e de disseminação de um território que possui toda a diversidade social, sendo através dos alimentos, dos artesanatos, ou das manifestações artísticas”, explicou.
Ainda de acordo com a secretária, esse processo tem o intuito de criação de um memorial da Feira. Por isso, a administração municipal busca registros fotográficos, documentos ou qualquer outro tipo de lembrança sobre a feira livre. “Desta maneira, poderemos juntos iniciar um grande passo para o reconhecimento de nosso patrimônio imaterial como bem cultural”, comenta.
Origens da feira livre em Alfenas
Segundo informações da Prefeitura, a feira livre de Alfenas surgiu por volta de 1960. Sua importância e função durante esses anos sofreram modificações como mudança de local, quantidade de bancas de produtos e houve um processo de valorização com o tombamento como patrimônio cultural do município, colocação de banheiros químicos e som ambiente durante o período da feira, nos anos de 2010, 2011 e 2012 respectivamente.
A principal feira livre de Alfenas, que acontece aos domingos, teve início na metade do século passado. Já a feira livre das quartas-feiras começou na metade da década de 90.
COMENTÁRIOS