Postado em sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018
às 15:03
Saúde intensifica ações de prevenção contra a febre amarela
A Secretaria Municipal de Saúde realizou ações de orientação e prevenção contra a febre amarela.
Da Redação
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Ambiental e Coordenadoria de Atenção Básica, em conjunto com demais serviços de saúde pública, realizaram ações de orientação e prevenção contra a febre amarela.
Segundo os técnicos da Secretaria de Saúde, a vacinação é prioritária na zona rural. O objetivo do evento é que toda sociedade e órgãos representativos possam conhecer e esclarecer dúvidas sobre as ações que o município executa e sobre os planos de enfretamento contra a febre amarela.
Com o surgimento de casos de febre amarela em áreas rurais de Minas Gerais e de São Paulo, municípios relativamente próximos a Alfenas, a Secretaria de Saúde intensificou a vacinação contra febre amarela nas áreas não cobertas pela equipe de saúde da família, localizadas na zona rural do município.
Para os coordenadores da Vigilância Epidemiológica, esta estratégia é complementar à ação realizada no ano passado, quando a Vigilância em Saúde e parceiros intensificaram ações integradas em áreas povoadas com proximidade de macacos (primatas não humanos).
Casa em casa
Para a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Isamara Maria de Souza Matias, a forma de identificar se há pessoas não vacinadas na zona rural é de casa em casa. É mais produtivo e a população se sente mais acolhida pela Secretaria de Saúde, avalia Isamara Matias.
De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 18% das pessoas abordadas na zona rural não estavam vacinadas. Na oportunidade, todas foram vacinadas conforme recomendações do Ministério da Saúde.
A Vigilância Ambiental alerta e esclarece que é importante que as pessoas se mantenham protegidas contra o mosquito transmissor da febre amarela. Caso encontrem um macaco doente ou morto, informar com urgência ao setor pelo telefone 3698-1773.
“Maltratar ou matar animais silvestres é crime ambiental e passível de detenção, conforme Lei de Crimes Ambientais. O macaco não é transmissor da febre amarela, por isso estamos focando em ações contra o mosquito”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Edimauro Pereira.
Ampliação de horário de vacinação
A Secretaria de Saúde informa que as unidades de saúde Ambulatório Aparecida e Ambulatório São Vicente estão com horário de atendimento de vacinação ampliado até às 19 horas, de modo temporário. Ressalta ainda que, apenas a sala de vacina dessas unidades estará em funcionamento com horário estendido. Os demais serviços continuam normalmente até às 17 horas. Destaca-se ainda que essa ação visa apenas a ampliação da prevenção, uma vez que Alfenas não teve, até o momento, nenhum caso de epizootia (primata não humano – macaco positivo para febre amarela) ou casos humanos de febre amarela.
COMENTÁRIOS