Postado em terça-feira, 23 de janeiro de 2018 às 13:31

Sobrancelha e cílios podem cair totalmente e causa é bem mais comum do que imaginam

Cílios e Sobrancelhas, têm um ciclo de vida entre um e dois meses. Ou seja, eles nascem, crescem e caem muito rapidamente. Porém, algumas condições podem intensificar essa queda e alterar o crescimento, fazendo com que o indivíduo


 

 Os pelos do rosto, como dos cílios e sobrancelhas, têm um ciclo de vida entre um e dois meses. Ou seja, eles nascem, crescem e caem muito rapidamente. Porém, algumas condições podem intensificar essa queda e alterar o crescimento, fazendo com que o indivíduo fique sem cílios e sem sobrancelhas.

Queda de cílios e sobrancelhas

Nossas pálpebras superiores apresentam entre 100 a 150 fios que se renovam em fases. Porém, quando há um quadro de queda importante provocando falha ou falta dos cílios ou supercílios, chamado de madarose ou alopecia ciliar, há uma indicação de possíveis outros problemas.

1.
O sintoma pode estar associado a patologias como a blefarite (inflamação das glândulas na borda de dentro das pálpebras), alergia a maquiagens, carência nutricional e outras doenças autoimunes. O uso abusivo de maquiagens à prova d"água, como rímel ou delineador, além de produtos com pigmentos sintéticos e conservantes podem provocar sensibilidade e alergia local.

2. Maquiagens vencidas após abertas (máscaras para cílios têm prazo de validade de seis meses) ou que não são removidas diariamente e acabam ficando em contato com a pele sensível dos olhos durante a noite toda também podem provocar queda. Outra causa bastante comum é a remoção através de utensílios como curvex, que podem trabalhar como verdadeiros “depiladores” de cílios.


3.
Há ainda o alerta nutricional que pode ter causa na deficiência ou excesso de substâncias. Carência de vitaminas D, E e do complexo B, zinco, selênio, ferro, ácido fólico e proteínas, além da biotina e da piridoxina, ou ainda excesso de vitamina A também podem causar a queda e a falta de cílios.

Queda de cílios e sobrancelhas pelo estresse

O que muita gente não sabe, no entanto, é que mesmo higienizando a pálpebra, usando apenas maquiagens adequadas e se alimentando direito, ainda assim é possível sofrer com o problema. Isto porque o quadro de alopecia areata, que também afeta cílios e sobrancelhas, pode ser causado pelo estresse. “Ao contrário do que se pensa, o distúrbio acomete não só o couro cabeludo, mas também outras partes como sobrancelhas, barba, bigode, cílios e pelos do corpo. Há casos em que todos caem e a pessoa fica completamente sem pelos no corpo”, explica a dermatologista Dra. Cíntia Guedes Mendonça.

Nesses casos, além da queda do fios e pelos, é comum a sensação de queimação ou coceira e a região com pele lisa, arredondada e com coloração rosácea.

A condição pode afetar homens e mulheres e, de acordo com Dr. Thiago Bianco, médico especialista em implante capilar, embora assuste, há tratamento. “É possível reverter a queda e corrigir as falhas no couro cabeludo por meio de corticoides por via oral ou injetáveis. Após poucos meses o paciente já pode notar o crescimento de novos fios, porém existem casos de recidivas, vai depender da reação de cada organismo”, explica.





Fonte: VIX BELEZA