Postado em quinta-feira, 30 de novembro de 2017 às 08:57

Por Libertadores, Atlético deve enfrentar Grêmio que tem aproveitamento de vice-lanterna

Equipe alvinegra tem duelo decisivo por aspirações da temporada 2018...


 O Atlético enfrentará, neste domingo, o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, o campeão da Copa Libertadores e, para muitos, o time que apresenta o melhor futebol do país. Certo? Não exatamente. Os jogadores do Grêmio que devem ser escalados por Renato Gaúcho no Independência não tem exatamente um bom desempenho.

O título da Libertadores, nesta quarta-feira, sobre o Lanús-ARG, deve fazer com que o treinador opte por escalar reservas na despedida do Campeonato Brasileiro. E este Grêmio - seja ele completamente ou apenas parcialmente modificado - tem aproveitamento de time rebaixado.

Renato Gaúcho escalou time misto ou reserva em 14 oportunidades na Série A - especialmente por conta da Libertadores, considerada prioridade. Foram sete derrotas, cinco empates e apenas quatro vitórias - aproveitamento de apenas 35,7% dos pontos disputados. O valor é comparável ao conquistado pela vice-lanterna Ponte Preta (35,1%).

Nessas 14 partidas, o Grêmio marcou 12 gols (média de 0,8) e sofreu 14 (média de um). Em um desses jogos, Renato Gaúcho escalou um time misto por necessidade. Na 26ª rodada, o técnico não pôde contar com alguns titulares - seja por conta de suspensão, seja por conta de lesão.

Comparações


O time considerado titular foi utilizado por Renato Gaúcho 23 vezes. O aproveitamento de 68,1% dos pontos é melhor que o do campeão Corinthians (64,9%). Foram 14 vitórias, cinco empates e apenas quatro derrotas.

Luan, Barrios, Arthr, Marcelo Grohe e companhia ajudaram a equipe a marcar 40 gols (média de 1,7 por partida). O time gaúcho, nesses 23 jogos, foi vazado 18 vezes (média de 0,7).

A preparação

Na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético enfrentou o time misto do Grêmio - e perdeu. Na ocasião, o time mineiro foi escalado basicamente com reservas. O resultado: 2 a 0 para os gaúchos, com gols dos então titulares Fernandinho e Pedro Rocha.

Para não repetir a história, a equipe alvinegra se prepara para chegar aos 54 pontos e, quem sabe, conseguir vaga no G7 - ou em eventuais G8 ou G9 (caso o Grêmio vença a Libertadores e o Flamengo conquiste a Sul-Americana). Os treinos na Cidade do Galo recomeçaram nessa terça-feira e vão até sábado.

Atualmente, o Atlético ocupa a 10ª posição, com 51 pontos - três a menos que o Vasco, que ‘fecha’ o G7, na sétima colocação.

Os jogos do time reserva ou misto do Grêmio

37ª rodada: Grêmio 1 x 1 Atlético-GO
36ª rodada: Santos 1 x 0 Grêmio
33ª rodada: Ponte Preta 0 x 1 Grêmio
31ª rodada: Avaí 2 x 2 Grêmio
30ª rodada: Grêmio 1 x 3 Palmeiras
26ª rodada: Grêmio 1 x 0 Fluminense (misto por necessidade - tinha oito desfalques)
25ª rodada: Bahia 1 x 0 Grêmio
24ª rodada: Grêmio 1 x 0 Chapecoense
23ª rodada: Vasco 1 x 0 Grêmio
21ª rodada: Grêmio 0 x 0 Atlético-PR
20ª rodada: Botafogo 1 x 0 Grêmio
19ª rodada: Grêmio 2 x 0 Atlético (equipe mineira foi formada principalmente por reservas)
11ª rodada: Palmeiras 1 x 0 Grêmio
3ª rodada: Sport 4 x 3 Grêmio

Desempenho do time misto e do time reserva

Retrospecto: 14 jogos - quatro vitórias, três empates e sete derrotas
Aproveitamento: 35,7% dos pontos
Gols marcados: 12 (média de 0,8 por partida)
Gols sofridos: 14 (média de 1 por partida)

Desempenho do time titular

Retrospecto: 23 jogos - 14 vitórias, cinco empates e quatro derrotas
Aproveitamento: 68,1% dos pontos
Gols marcados: 40 (média de 1,7 por partida)
Gols sofridos: 18 (média de 0,7 por partida)

Desempenho geral

Retrospecto: 37 jogos - 18 vitórias, oito empates e 11 derrotas
Aproveitamento: 55,9% dos pontos
Gols marcados: 52 (média de 1,4 por partida)
Gols sofridos: 32 (média de 0,8 por partida)

 

Fonte: Super Esportes



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo