Postado em sábado, 18 de novembro de 2017
às 09:32
Robô ganha update para pular e dar salto mortal para trás
Atlas, androide bípede da Boston Dynamics, tinha dificuldades de se equilibrar sobre duas pernas...
A Boston Dynamics, empresa especializada em robótica que foi vendida neste ano pelo Google, apresentou nesta quinta-feira (16) sua nova versão do Atlas. Agora, o robô humanoide é capaz de pular. Mais do que isso: ele agora dá saltos mortais para trás.
Para apresentar algumas atualizações da máquina, a empresa publicou um vídeo no YouTube.
As imagens mostram o robô é saltando para o topo de obstáculos de diferentes alturas. Ao subir neles, o Atlas gira 180° no ar. Depois disso, o robô dá um impressionante salto mortal para trás.
A acrobacia, que já seria complicada para um ser humano qualquer, é ainda mais difícil para o robô, que ainda enfrenta problemas técnicos para se manter equilibrado sobre duas pernas. Outros vídeos mostram que, em alguns momentos, o robô mal consegue parar em pé quando estava apenas caminhando.
Até agora, o Atlas foi programado para executar tarefas associadas a alguma ocupação profissional, como levantar e carregar caixas. Saltar no ar, com diferentes níveis de complexidade, foi uma atualização feita para melhorar as capacidades de equilíbrio do robô.
Com peso de 75 kg, o robô já é a terceira versão de uma máquina que já chegou a pesar mais de 375 kg. Depois de passar a fazer as peças com impressora 3D, o robô “emagreceu” e ganhou agilidade.
uando foi criada, a Boston Dynamics era focada na criação de robôs para a área militar. Especializada em robótica, a empresa foi comprada em 2013 pelo Google, que a vendeu à japonesa Softbank em junho deste ano. A companhia asiática também desenvolve o amigável robô Pepper.
Fonte: G1 TECNOLOGIA GAMES