Postado em segunda-feira, 14 de agosto de 2017 às 09:48

Pescoço travado e dolorido? Veja causas e melhores formas de tratar o torcicolo

Problema é uma reação exagerada do corpo à algum evento, como um movimento brusco, ou permanecer dormindo muito tempo em uma posição inadequada, explica fisioterapeuta


Acordar com o pescoço travado e dolorido, sem conseguir movimentar a cabeça completamente para um dos lados. É um problema que, infelizmente, quase todos nós experimentamos: o torcicolo. Nessa condição, há um espasmo nos músculos do pescoço e ombro. Ou seja, esses músculos ficam mais contraídos do que deveriam, o que gera dor quando os contraímos ou alongamos.

O torcicolo é uma reação exagerada do corpo à algum evento, como um movimento brusco, ou permanecer dormindo muito por tempo em uma posição inadequada. Os músculos se contraem de uma forma intensa, como um mecanismo de proteção, e podem demorar até alguns dias para retornarem ao seu estado original.

O tratamento imediato para o torcicolo envolve medidas de relaxamento muscular, como uma massagem leve, bolsa de água quente, acupuntura, movimentos e alongamentos suaves dos músculos envolvidos e contração isométrica leve para estabilização articular.
Massagens e alongamentos bruscos podem piorar o torcicolo em vez de ajudar, pois o corpo entende essas intervenções como uma agressão e acaba intensificando a reação de proteção. Por isso, paciência também faz parte do tratamento desse problema, entendendo que é normal o corpo precisar de algum tempo para se recuperar totalmente.Algumas pessoas têm episódios recorrentes de torcicolo, o que pode ser causado por uma instabilidade articular, fazendo com que os músculos tenham que entrar nessa reação de proteção exagerada com frequência. O tratamento nesse caso envolve medidas de longo prazo para deixar o segmento mais estável.

 

 

Fonte: Bem estar



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo