Postado em sexta-feira, 14 de abril de 2017
às 15:03
Caminho das Orquídeas promoverá educação ambiental
O projeto “Caminho das Orquídeas” está sendo implantado nas escolas. Uma visita técnica foi realizada, recentemente, na Escola Polivalente.
Da Redação
O projeto “Caminho das Orquídeas” está sendo implantado nas escolas. Uma visita técnica foi realizada, recentemente, na Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira (Polivalente). O encontro reuniu representantes da Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas e da Acol (Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos).
O objetivo foi estabelecer um acordo visando implantar na escola o projeto “Caminho das Orquídeas”, bem como utilizar a unidade escolar como local da exposição anual da Acol, que ocorrerá em setembro.
A visita contou com a presença da atual presidente da Associação, Fátima Vieira Barbosa Alves, e do ex-presidente e fundador, Helder José Pereira, que foram recebidos pela vice-diretora, Cleide Lourenço.
Inicialmente, o Polivalente será o primeiro laboratório a ser criado para o “Caminho das Orquídeas”. Posteriormente, será estendido a outras escolas municipais. Os próprios alunos serão os agentes das atividades atribuídas ao manuseio da planta: plantio, cuidados, multiplicação de mudas e espécies e, por fim, fixação nas ruas, praças e árvores da cidade.
O Projeto Caminho das Orquídeas
Haverá um estudo de áreas onde as orquídeas serão fixadas, como escolas, ruas e praças de Alfenas. Também será criado um mapa digital para indicar onde elas estão localizadas na cidade e no período de floração. Através do mapa, será possível saber onde elas irão florir, com a criação de rotas para observação.
Quando ganhar as ruas e se consolidar, o projeto poderá gerar emprego e renda para os alunos e, ainda, fomentar o turismo de Alfenas, por meio das aulas de educação ambiental, promovida pela Acol.
Ao fixar centenas de plantas pela cidade, o projeto pretende elaborar um mapa digital por meio do qual será possível saber onde estão e qual o período de florada. Com isso, as pessoas que desejam percorrer o caminho das orquídeas poderão monitorar pelo mapa.
Para o plantio e fixação das orquídeas, serão organizados mutirões de voluntários. Durante a execução dos projetos, a proposta é realizar parcerias com professores de ciências das escolas, de professores das duas universidades da cidade nos cursos ligados às ciências da terra, biologia e agronomia.
A exposição anual da Acol
Em setembro, a Escola Polivalente receberá a exposição anual de orquídeas promovida pela Acol, nos dias 1˚, 2 e 3 de setembro. Mais de 50 cidades enviarão suas orquídeas para essa exposição, onde haverá cursos, vendas e exposição de orquídeas.
De acordo com a Prefeitura de Alfenas, o principal objetivo do projeto é promover a educação ambiental, a fim de que a população adquira prática e tome gosto pelas orquídeas e, a partir delas, possa desenvolver interesse pelas plantas em geral.
A Acol
A Associação Círculo Orquidófilo dos Lagos, fundada há 10 anos, sempre teve como objetivo a divulgação e propagação de orquídeas na região. Ações para desenvolver a consciência ambiental é uma das preocupações da entidade.
Para Helder Pereira, fundador e presidente da instituição há 9 anos, hoje membro do conselheiro fiscal da Acol, “nada adiantaria encher as árvores da cidade de orquídeas se não tem alguém para cuidar”.
“Propondo demarcar certas praças e ambientes da cidade para receber orquídeas, de imediato, vamos trabalhar com escolas, começando com a Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira, divulgando o cultivo e a educação ambiental”, disse. O projeto “Caminho das Orquídeas” está integrado ao programa Cidade Escola.
COMENTÁRIOS