Postado em sexta-feira, 14 de outubro de 2016 às 13:24

FAEMG participa de evento sobre mercado de leite

Os desafios e oportunidades do mercado do leite foram apresentados pelo presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da FAEMG...


Do FAEMG

Os desafios e oportunidades do mercado do leite foram apresentados pelo presidente da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da FAEMG, Eduardo Pena, em palestra realizada ontem (13/10), em São João Batista do Glória. O evento contou com grande participação de produtores de leite e representantes de laticínios que atuam na região, discutindo os possíveis mecanismos que equilibrariam as negociações na cadeia de produção e consumo do leite, que envolve o produtor, a indústria de laticínios e o varejo. Responsável por uma produção significativa no estado, a região Sudoeste de Minas tem recebido importante apoio da FAEMG no propósito de melhor informar e organizar os membros da cadeia leiteira regional.

Durante a realização de uma mesa redonda, verificou-se que a grande reclamação do produtor, hoje, é que ele produz diariamente e entrega seu leite aos laticínios que somente depois de 45 dias informam qual será o preço pago. Segundo os produtores, as indústrias têm o livre arbítrio para interferir nos preços pagos ao produtor, a fim de garantir suas margens e para negociar com supermercados, que também não abrem mão de seu lucro. Com isso, é o produtor, cujos custos de produção continuam crescentes, que fica no vermelho.

De acordo com Eduardo Pena, a legislação obriga os latícinios a informarem aos produtores o valor pago pelo litro de leite até o 25º dia do mês anterior à entrega. "O problema é que a grande maioria deles opera em desacordo com a lei, mantendo o produtor às escuras. Por isso a importância de implantarmos um Conseleite no estado, inciativa à qual a FAEMG tem se dedicado fortemente nos últimos meses, juntamente à Ocemg e Silemg, entidades representativas desses segmentos da cadeia". Segundo ele, além da definição de preço de referência para o estado, balizando contratos entre produtores e empresas ou cooperativas, o conselho paritário entre produtores e representantes da indústria é espaço indispensável para discussão dos mais diversos assuntos da cadeia.

FAEMG


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo