Postado em sexta-feira, 7 de outubro de 2016 às 13:14

Produção de grãos pode crescer até 11,9% em Minas Gerais

A primeira estimativa para a safra de grãos 2016/2017, que começa a ser plantada neste mês, prevê uma colheita entre 8,5% e 11,9% maior em Minas Gerais...


Do FAEMG

A primeira estimativa para a safra de grãos 2016/2017, que começa a ser plantada neste mês, prevê uma colheita entre 8,5% e 11,9% maior em Minas Gerais. De acordo com os dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Estado produzirá entre 12,8 milhões e 13,2 milhões de toneladas de grãos. Os volumes maiores de milho e feijão serão os responsáveis pelo incremento esperado. A produção de soja, que apresentou volume recorde no período 2015/16, deve recuar entre 3,1% e 6,3%.

“Precisamos acompanhar muito de perto a evolução da safra, lembrando que os dados são estimativas. Este acompanhamento é necessário porque nos últimos anos as primeiras chuvas criaram boas expectativas ao homem do campo e não permaneceram. Para o plantio, precisamos de chuvas perenes. O produtor precisa ter o olhar polivalente e continuar a acompanhar as tendências de mercado e do clima”, explicou a coordenadora da Assessoria Técnica da FAEMG, Aline de Freitas Veloso.

Em Minas Gerais, o destaque produtivo será o milho. A melhoria dos preços em 2015/16 vão influenciar os produtores a tomarem a decisão de investir na cultura, principalmente os que possuem menor área e aqueles que buscam incrementar a rotação de culturas. A tendência de demanda aquecida, principalmente a proveniente do setor de proteína animal, é outro fator que vai estimular o plantio do cereal.

Na primeira safra, em Minas Gerais, segundo maior produtor do cereal atrás somente do Rio Grande do Sul, as informações preliminares da Conab sinalizam uma tendência de ampliação de até 5% no plantio de milho na safra de verão, em função da cotação elevada pela baixa oferta do produto. A produção máxima esperada é de 5,1 milhões de toneladas, alta de 1,1%.

FAEMG


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo