Postado em terça-feira, 4 de outubro de 2016 às 13:31

Produtores em dois municípios aprendem a proteger suas nascentes

Com o objetivo de contribuir para a preservação e recuperação de nascentes, o Senar Minas ofereceu cursos na área em Martins Soares e Durandé...


Do FAEMG

Com o objetivo de contribuir para a preservação e recuperação de nascentes, o Senar Minas ofereceu cursos na área em Martins Soares e Durandé. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender na prática o que fazer para proteger nascentes, além de serem orientados sobre legislação florestal em Minas Gerais e Áreas de Proteção Permanente, entre outros temas.

“Mais especificamente, em relação a nascentes, enfatizamos a necessidade de cercamento das áreas e também da importância da vegetação de cabeceira nas áreas que compõem a microbacia onde ela está inserida”, explicou o engenheiro agrônomo e instrutor do curso, Paulo Eugenio Cordeiro.

Em Martins Soares foram protegidas duas nascentes, que estão na Bacia do Córrego Teixeiras. Dez pessoas participaram da capacitação oferecida em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Manhumirim, Sicoob e Prefeitura na última semana. Já em Durandé, outras duas nascentes que fazem parte da bacia hidrográfica de São João da Figueira também foram recuperadas.

De acordo com o instrutor, todas essas nascentes não tinham cercamento e sofriam com o assoreamento devido à falta de preservação com relação a manejo do solo, entre outros fatores. “Realizamos o desassoreamento das nascentes e fizemos a proteção utilizando solo-cimento e rochas encontradas na região, proporcionando assim que as águas pudessem correr livremente, além de terem sua vazão aumentada”, destacou.

FAEMG


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo