Postado em terça-feira, 13 de setembro de 2016 às 13:20

Treinamento transforma relação entre produtores e cavalos em Formoso

Produtores rurais de Formoso, na região noroeste de Minas, receberam no mês passado treinamento em Doma Racional de Equídeos...


Do FAEMG

Produtores rurais de Formoso, na região noroeste de Minas, receberam no mês passado treinamento em Doma Racional de Equídeos, através de parceria entre Senar Minas e Sindicato dos Produtores Rurais de Formoso.

O treinamento ensina o cavaleiro a domar o animal de maneira correta, sem precisar ser agressivo. “Pra conquistar a confiança e a amizade do cavalo não precisa maltratá-lo. A maneira que você trata o animal deve ser a mesma que trata um familiar, por exemplo. Com agressividade não se consegue nada”, revela o instrutor do treinamento e zootecnista Fernando Tadeu.

Durante cinco dias, os participantes veem em teoria e prática tudo para ser um bom cavaleiro. “Nos primeiros momentos, trabalhamos pra conquistar a confiança do animal. Nos aproximamos, fazemos movimentos com o cavalo utilizando apenas a guia, em seguida mais movimentos com a sela, e só depois montamos no animal. Aí é hora de mais movimentos, até cavalgar com o animal no pasto”, detalha o instrutor.

Jaílson dos Santos cria gado leiteiro na região de Três Capões, há aproximadamente 50 quilômetros de Formoso. Atualmente, tem três cavalos para auxiliar nas atividades da fazenda, especialmente no manejo do gado. Ele foi um dos participantes do curso e revela que aprendeu muito. “Eu fazia errado. Quando queria amansar um cavalo, amarrava no pau e metia a espora. Agora é de outro jeito, com carinho. Desde o curso, estou cuidando dos meus cavalos de maneira diferente, e já percebi o quanto estão melhores”.

FAEMG


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo