Postado em sexta-feira, 9 de setembro de 2016 às 13:24

Semana Internacional do Café 2016 aponta oportunidades para os produtores

A taxa de expansão do consumo interno de café está prevista para 2,9% entre 2016 e 2017, e 1,5%, no mundo...


Do FAEMG

A taxa de expansão do consumo interno de café está prevista para 2,9% entre 2016 e 2017, e 1,5%, no mundo. Um cenário bastante promissor para novos empreendimentos. Por isso, as tendências do mercado e oportunidades de negócios serão debatidas por toda a cadeia produtiva do setor durante a quarta edição da Semana Internacional do Café (SIC 2016). O evento acontecerá no Expominas, em Belo Horizonte, entre 21 e 23 de setembro.

A proposta é incentivar os produtores a conquistar as fatias de mercado que estão surgindo, com a oferta, principalmente, de um artigo de excelente qualidade. “Temos condições de ocupar esses espaços. No entanto, é preciso se adequar: reduzir custos, investir em capacitação e ampliar a competitividade. O consumo, além de crescente, está em transformação. A indicação, na maioria dos casos, é não se manter apenas como vendedor de commodity”, esclarece o diretor da FAEMG e presidente das comissões de Café da entidade e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Breno Pereira de Mesquita.

Nessa perspectiva, um segmento que se destaca é o de cafés especiais, realidade no país e no mundo, mas que ainda representa apenas 20% da safra nacional. Além disso, há mercados emergentes a serem explorados, como o Leste Europeu, China e Índia. “A principal bebida deles é o chá, porém tem aumentado a aceitação do café, embora de forma ainda incipiente, nesses dois países orientais.

Precisamos trabalhar para consolidar nosso produto por lá”, acrescenta o assessor especial de Café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa), Niwton Castro Moraes.

Sobre a Semana Internacional do Café 2016

A Semana Internacional do Café (SIC) 2016 é uma iniciativa do SISTEMA FAEMG, Café Editora e Sebrae, com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa). Reunirá, de 21 a 23 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. A estimativa é de que essa quarta edição do evento gere em torno de R$ 27 milhões em negócios, valor 8% superior ao registrado no ano passado. São esperados 14 mil visitantes e 165 marcas expositoras. Durante a SIC, ainda é realizada a maior feira do segmento, o 11º Espaço Café Brasil.

FAEMG


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo