Postado em sexta-feira, 12 de agosto de 2016 às 13:34

Biotecnologia avança e disputa papel de liderança

O estado é o maior exportador do país de válvulas cardíacas, lentes intraoculares e medicamentos contendo insulina.


Do FAEMG

 

Minas Gerais reúne o maior número de empresas de biotecnologia do país, de acordo com a Anbiotec (Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida). Disputa com São Paulo a liderança no setor.

"O estado concentra 400 indústrias das áreas de saúde e ciência da vida. Só na região metropolitana de Belo Horizonte estão cem empresas do setor de biotecnologia. Por faturamento, São Paulo é considerado o maior polo, por reunir indústrias farmacêuticas multinacionais", disse Vanessa Silva, gerente-executiva da Anbiotec.

O que atrai novos investidores em biotecnologia é a "ambiência" de Minas Gerais. "Todos os setores da cadeia podem ser trabalhados aqui, desde a pesquisa, não só da universidade, como também da indústria. O empreendedor encontra um ambiente propício para fechar parcerias com outras empresas", declarou Vanessa Silva.

Uma das empresas que se destacam neste campo é a Vallée, fabricante de vacinas e medicamentos veterinários localizada em Montes Claros. A MSD, Saúde Animal -braço veterinário da multinacional norte-americana Merck, Sharp & Dohme -anunciou neste mês a aquisição de 93% da Vallée por R$ 1,2 bilhão.

Os avanços de Minas na biotecnologia também se refletem na exportação de produtos de alto valor agregado e tecnologia.

O estado é o maior exportador do país de válvulas cardíacas, lentes intraoculares e medicamentos contendo insulina.

"Esses produtos são importantes por incorporarem tecnologia e diversificarem a pauta de exportações", afirmou Jane Noronha Carvalhais, pesquisadora visitante da Fundação João Pinheiro.

 

FAEMG



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo