Postado em sexta-feira, 12 de agosto de 2016 às 13:32

Secretário de Meio Ambiente visita a FAEMG

O objetivo foi debater sobre os principais entraves relacionados à legislação ambiental e criar um canal para a troca de informações e uma melhor interação entre a secretaria e o setor rural.


Do FAEMG

 

O presidente da FAEMG, Roberto Simões, reuniu-se, ontem, na sede da entidade com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jairo José Isaac, com o secretário-adjunto, Germano Luiz Gomes Vieira, e a diretora geral do Igam (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), Maria de Fátima Chagas. O objetivo foi debater sobre os principais entraves relacionados à legislação ambiental e criar um canal para a troca de informações e uma melhor interação entre a secretaria e o setor rural.

Jairo Isaac disse que a ocasião foi uma oportunidade para que ele conhecesse, mais de perto, as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais, no que se refere à aprovação de empreendimentos e regularização de processos. “A queixa é de que a legislação vigente é muito rigorosa e exige, realmente, sacrifício dos produtores rurais. O anseio da FAEMG é encontrar soluções, viabilizar e racionalizar os procedimentos. E este é também nosso desejo. Queremos trabalhar em sintonia, promovendo uma maior integração com a nossa secretaria porque isso é bom para todos: para o produtor rural, para o meio ambiente e para a economia do Estado”.

O secretário-adjunto Germano Vieira acredita que esta interação deve ser incrementada uma vez que a FAEMG, em consonância com a Semad, defende uma política ambiental sustentável. Além disso, é uma instituição muito capilarizada no interior, e que recebe as demandas e anseios dos produtores estabelecidos nas regiões mais longínquas. “Precisamos consolidar estas vozes para um diálogo com a secretaria a fim de melhorar nossos serviços. Esta reunião oficializa uma importante reaproximação com o setor que tem muito a contribuir na gestão e defesa do meio ambiente.”

Roberto Simões reconheceu que a questão ambiental é complexa e as soluções nem sempre fáceis. “Cabe a nós buscar este entrosamento para que haja uma comunicação permanente e possamos ir aplainando as dificuldades. O momento é muito oportuno porque o secretário Jairo é um homem afeito à iniciativa privada, com o espírito e disponibilidade para solucionar problemas. Tenho esperança de que a gente progrida e de que as coisas finalmente aconteçam neste estado”. Para a coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da FAEMG, Ana Paula Mello, a participação da entidade, na construção de soluções, aproxima normas e procedimentos da dinâmica rural. A expectativa é que a movimentação traga resultados positivos para o produtor e a gestão do ambiente.

FAEMG



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo