Postado em terça-feira, 9 de agosto de 2016 às 13:29

Apesar de ainda pequeno, consumo de café encapsulado é tendência irreversível

A produção de café para encapsulamento é o principal nicho de mercado a ser ocupado pelos produtores de Minas nos próximos anos.


Do FAEMG

 

A produção de café para encapsulamento é o principal nicho de mercado a ser ocupado pelos produtores de Minas nos próximos anos. O aumento do consumo do produto em cápsulas já é dado como uma tendência irreversível por entidades representativas do setor. No 15º Congresso Brasileiro do Agronegócio, o presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), Carlos Alberto Paulino da Costa, afirmou que, em 2015, o café em cápsulas rendeu aos produtores da cooperativa cerca de R$ 20 milhões, o que ainda é pouco, mas que o crescimento projetado é exponencial.

O aumento da procura está diretamente ligado à mudança de comportamento do consumidor em todo mundo. Pesquisas da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) apontam que os consumidores têm buscado qualidade e diversidade no café e, por isso, a praticidade das cápsulas tem ganhado mercado, principalmente para consumo caseiro.

Apesar de ainda representar apenas 0,6% do café consumido no país, a demanda por cápsulas deve se multiplicar nos próximos três anos e o valor desse nicho de mercado deve chegar a R$ 3 bilhões até 2019, segundo dados da Abic.

Uma das questões colocadas para o setor é a necessidade de importar tipos diferentes de café pouco produzidos no país para atender à variedade de blends (misturas) e sabores dos cafés em cápsulas.

“Pensar em cadeias produtivas maiores é uma tendência inexorável do mundo moderno e o Brasil ainda produz pouco café industrializado. Portanto é necessário abrir a cabeça para a importação de café”, afirmou o economista José Roberta Mendonça de Barros.

 

Leia mais sobre essa notícia no link abaixo

FAEMG



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo