Postado em sexta-feira, 22 de julho de 2016 às 13:32

Semana do Laticinista promove integração entre setores

A programação científica composta por palestras e minicursos reuniu estudantes, pesquisadores e representantes da indústria...


Do FAEMG

 

A 37ª Semana do Laticinista, encerrada nesta quinta-feira (21) no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz Fora, ofereceu aos participantes uma programação diversificada composta, por minicursos, palestras, Painel de Oportunidades, e pelos tradicionais Concurso Nacional de Produtos Lácteos e Exposição de Produtos Lácteos, que chegaram à 42ª edição. “Esse modelo aproxima indústrias e clientes resgatando a tradição e a origem dos primeiros eventos realizados pela instituição”, observa o coordenador da Expolac, Nelson Tenchini.
 
Neste ano, a Expolac inovou com a realização de degustações comentadas e do Painel de Oportunidades em parceria com o Sebrae Minas. Seis grandes compradores (atacadistas, supermercados e indústrias de alimentos) participaram de encontros com laticinistas e expuseram as necessidades do mercado e o que buscam em fornecedores. “Queremos ampliar o número de fornecedores. Atualmente nossa demanda por produtos lácteos é de 250 toneladas por mês”, revela Cynthia Marques da Rede Trigo, fornecedora de empresas como Spoleto, Kone e Domino´s Pizza.
 
Durante os três dias, oito degustações comentadas atraíram os participantes. “Sempre gostei de cerveja e de queijos, mas até hoje não havia pensado em harmonizar os dois. Gostei das combinações que aprendi aqui e vou adotá-las, garante Gláucio Peron, proprietário da indústria Doce da Roça, de Poços de Caldas.
 
A programação científica composta por palestras e minicursos reuniu estudantes, pesquisadores e representantes da indústria. “A proposta técnico-científica da Semana foi focada na tríade academia, conhecimento básico e científico e transferência tecnológica para indústria e usuários”, avalia o coordenador e pesquisador Adauto Lemos.
 
Em 2017 a programação integrará o Minas Láctea, evento bienal em formato expandido que contará também com a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e o Congresso Nacional de Laticínios. “A Semana foi um divisor de águas para a EPAMIG e o Cândido Tostes em termos de fortalecimento de parcerias e de relações institucionais. Tivemos a assinatura do termo de outorga entre Fapemig e EPAMIG para obras de infraestrutura de laboratório e consolidamos parcerias que auxiliaram na revitalização do Instituto. Tudo isso, nos motiva a planejar a próxima edição do Minas Láctea”, afirma o chefe geral do ILCT, Cláudio Furtado Soares.

FAEMG



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo