Postado em segunda-feira, 25 de abril de 2016 às 08:29

Ações do Instituto Mineiro de Agropecuária garantem maior segurança aos produtores e consumidores mineiros

Desde 1992, o IMA executa políticas que contribuem para a preservação da saúde pública e do meio ambiente e para o desenvolvimento do agronegócio no estado


Do Agricultura

Há pouco mais de 24 anos, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), como braço da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), contribui para a execução de atividades de defesa agropecuária em Minas Gerais. Dessa forma, desde 7 de janeiro de 1992, o órgão difunde e realiza ações relacionadas à defesa sanitária animal e vegetal, com inspeção, certificação de produtos e as consequentes preservação ambiental e proteção à saúde pública.

Entre os principais serviços prestados pelo IMA estão, justamente, a vigilância e defesa sanitária animal e a inspeção de produtos de origem animal. Incluem-se, nestas iniciativas, ações como a fiscalização: em propriedades rurais com bovinos, bubalinos, equídeos, aves, suínos e peixes; do trânsito de animais: bovinos, bubalinos, aves e suínos; dos eventos agropecuários; do comércio de produtos de uso veterinário; e da gestão de etapas de vacinação dos rebanhos (como a febre aftosa, por exemplo).

Já entre as vistorias de produtos, com o objetivo de contribuir para a disponibilização de produtos de origem animal adequados e seguros ao consumo humano, o instituto executa a inspeção nos estabelecimentos registrados, como frigoríficos e aqueles que trabalham com pescados, ovos, mel, leite e derivados. Nestes casos, além de medidas preventivas, o IMA também recorre, se necessário, a medidas coercitivas e punitivas.

Agricultura



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo