Postado em quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
às 08:37
Governador lança Minas Pecuária para colocar o Estado na liderança do setor no país
Com parceria entre o governo mineiro e a União, programa também busca gerar e ampliar a renda do produtor rural
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, lançou nesta quarta-feira (24/2), em Belo Horizonte, o programa Minas Pecuária, cujo objetivo é o fortalecimento do setor nos 17 Territórios de Desenvolvimento do Estado até 2018. Além da ampliação da competitividade, o projeto visa promover a geração e ampliação de renda do produtor rural, estabelecendo sistemas de produção sustentáveis e proporcionando aos produtores rurais meios e condições para apropriarem-se de tecnologias e de estratégias de gestão do sistema de produção. O vice-governador Antônio Andrade e o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Cruz, também participaram da solenidade.
Durante o evento, Fernando Pimentel ressaltou a necessidade de Minas Gerais melhorar a produtividade do setor leiteiro, na qual o Estado perde para outras unidades da federação. Para isso, o governador defendeu a criação de parcerias com entidades da área. “Sozinhos, a gente não vai a lugar nenhum. Nós estamos aqui, com todos os parceiros, para colocar em marcha um programa cujo resultado irá, sem sombra de dúvidas, melhorar muito a produtividade do nosso setor leiteiro”, afirmou Pimentel.
“Embora a média mineira seja um pouquinho superior à nacional, ela é vergonhosamente mais baixa do que a do Rio Grande do Sul, por exemplo. Temos que equilibrar a média de produção no Estado como um todo. É uma tarefa nossa e é possível fazer se a gente contar com o apoio e o empenho das entidades parceiras. Tenho certeza que esse programa vai produzir excelentes resultados”, completou.
Ainda de acordo com o governador, é preciso trabalhar para desenvolver o Estado. “No campo, a população precisa de apoio também, às vezes não um apoio financeiro, mas assistência técnica, um veículo. É com o espírito de recuperarmos a pujança, a riqueza, a produção em nosso Estado, que estamos lançando esse programa”, finalizou. Ele aproveitou para ressaltar o trabalho desenvolvido pelo secretário João Cruz na Secretaria da Agricultura, mesmo num momento de dificuldades financeiras vivida pelo Estado, com quedas na produção econômica e na arrecadação em geral.
Agricultura
COMENTÁRIOS