Postado em terça-feira, 22 de dezembro de 2015 às 22:04

Polícia Civil prende onze suspeitos durante operação que envolveu 80 policiais e 20 GMs

A Polícia Civil prendeu suspeitos de envolvimento em diferentes tipos de crimes como tráfico de drogas, assaltos, homicídios e até estelionato.


 Alessandro Emergente

A Polícia Civil prendeu, nesta terça-feira (22), onze suspeitos de envolvimento em diferentes tipos de crimes como tráfico de drogas, assaltos, homicídios e até estelionato. A ação foi durante a Operação Hades, que contou com a participação de 80 policiais civis e 20 guardas municipais (GMs).

O delegado regional Celso Àvila Prado comentou que a operação policial desarticulou uma organização criminosa que vinha praticando assaltos. A Operação Hades foi coordenada pelos delegados Márcio Cavalcante Bijalon e Waldemar de Mello Junior. A operação está relacionada à investigação de diversos tipos de crimes cometidos em Alfenas e na região.

A operação policial foi deflagrada na manhã de terça-feira com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva contra os suspeitos Weverton Lopes de Oliveira, conhecido com “Chapisco”, Luan Everton Tanzilli e Evandro Esteves da Costa, conhecido como “Manezinho”. Esse último suspeito de aplicar diversos golpes de estelionato.

Acima, "Manezinho", suspeito de estelionato, e, abaixo, "Chapisco" e Luan Tanzilli, alvos dos mandados de prisão preventiva (Fotos: Alessandro Emergente)

Prado chamou a atenção para o número de inquéritos envolvendo “Manezinho”. Ao todo, são 30. A prática utilizada por ele, segundo a Polícia Civil, é que o mesmo adquiria bens das vítimas, como automóveis, mas acabava aplicando golpes com cheques falsos.

A Polícia Civil vinha monitorando as ações de “Manezinho” e dos outros suspeitos. Esse foi o quinto mandado de prisão preventiva contra o rapaz, o que, na avaliação do delegado, demonstra a perspicácia do rapaz na prática dos crimes. Ele teria feito vítima em diversas cidades da região, entre elas Alterosa, Machado, Campos Gerais, Varginha e Pouso Alegre.

“O modus operandi do investigado consiste na utilização de cheques com queixa de furtos/roubos ou extraviados, sendo que efetua compra de veículos automotores, máquinas agrícolas, produtos agrícolas com tais cheques os quais retornam pelos motivos elencados causando sérios prejuízos às vítimas”, esclareceu a Polícia Civil em nota.

Prisão preventiva

Os outros dois alvos de mandado de prisão preventiva são suspeitos de envolvimento em assaltos. Um deles, Tanzilli, é apontado como um dos suspeitos de participação a um roubo no Supermercado Lacerda, no bairro Vila Esperança. Na semana passada, ele chegou a ser preso pela Polícia Militar.

Já “Chapisco” é suspeito de roubos de caminhões e chegou a ser preso no Recreio Vale do Sol com um HT, um rádio de comunicação na frequência da Polícia Militar. A relação dele com uma facção criminosa está sendo investigada, uma vez que os policiais encontraram um aparelho de celular que pode ter sido utilizado para contatos com essa organização criminosa. 

Os delegados Márcio Bijalon e Celso Àvila Prado durante entrevista coletiva (Foto: Alessandro Emergente)

Também foram presos Rodrigo dos Reis e Felipe Félix Carvalho. Esse último foi preso, em abril de 2012, com uma submetralhadora “ponto 40”. A arma tem grande poder de fogo e é do mesmo calibre das submetralhadoras usadas pela Polícia Militar. Outros presos durante a operação e apresentados à imprensa na tarde de terça-feira foram detidos em flagrante por suposto envolvimento com o tráfico de drogas.

Operação Hades

A Operação Hades é uma referência a mitologia grega, que apontava Hades como um Deus que provocava muito medo. Os 80 policiais civis de diversas cidades do 18º Departamento de Polícia Civil/Poços de Caldas( Alfenas, Passos, Poços de Caldas, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso) contaram com o apoio de 20 guardas municipais, além do Canil da GM.

Os mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva foram executados em diferentes regiões da cidade, incluindo os bairros Pinheirinho, Jardim São Carlos, Recreio Vale do Sol, Santa Clara, Boa Esperança e em um sítio na zona rural de Alfenas. Durante a operação policial, 18 pessoas foram conduzidas para a Delegacia, sendo que dessas, 11 foram apresentadas à imprensa no período da tarde.

Material apreendido

Durante as buscas, os policiais apreenderam 13 veículos, que serão periciados para verificar a origem, além de uma moto aquática. Também foram apreendidos R$ 2.195,00 em espécie, talões de cheque e folhas avulsas.

Vários outros aparelhos apreendidos ajudarão a polícia a investigar ligações dos suspeitos com outras pessoas, o que inclui dois notebooks, três CPUs, três tablets, 13 celulares, pen drives, além de documentos e anotações do tráfico de drogas.

Em um dos endereços, os policiais apreenderam duas câmeras de vigilância, que integrava um sistema de monitoramento para controlar a aproximação da polícia. Também foram apreendidos 1,250 kg de maconha, 11gramas de crack, oito gramas de cocaína e cinco pinos de cocaína, além de um cachimbo utilizado para fumar crack. 

Os suspeitos foram apresentados à imprensa no decorrer da tarde de terça-feira (Fotos: Alessandro Emergente)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo