Postado em 16 de junho de 2022

Yoga, saúde perfeita

Autor(a): Diva Paiva

 Longe de mim tentar convence-lo a cultivar “saúde total”. Mas é importante dizer que, para se praticar Yoga, é preciso ter boa saúde. Ou desistirá ao primeiro resfriado. As pessoas, em geral, estão sempre doentinhas e isso torna suas práticas cheias de interrupções, ora uma enxaqueca ora uma virose. Este corpo é um instrumento para se conseguir elevação da consciência, se você não conquistar uma excelente saúde, dificilmente permanecerá praticando Yoga. Por tanto, aprenda a cuidar-se.

As doenças são produzidas por inúmeros maus hábitos, como dormir de dia e ficar acordado até tarde da noite. Pelo excesso de vida sexual. Por estar sempre em locais com aglomeração de pessoas. Pela contenção da urina ou das fezes. Pela alimentação indigesta ou excitante. Intenso trabalho mental. Falta de exercícios físicos. Vícios, etc.

Mantenha esse corpo saudável e forte com exercícios regulares, praticando posturas e respiratórios Yogis. Comida saudável, banhos de sol, ar livre, sono regular. Enfim, cuide-se, não deixe enfraquecer seu organismo. Muito menos se deixe corromper pelos apelos e modismos. Em nome da vaidade muitos se arriscam em usar qualquer coisa em seu corpo. Não faça interferências estéticas em sua pele ou em baixo dela, isso interfere em sua saúde, é claro. Lembre-se que a beleza vem de dentro para fora.

Segundo Swami Sivananda, da mesma forma que nuvens escondem o sol, também a nuvem da doença atrapalha o seu bom caminho. E para quem já está carregando o fardo de uma patologia, seja complacente com sigo mesmo, pelo menos, não abandone a prática dos Mantras, da concentração e da meditação. Essas nuvenzinhas de doença logo passarão. Dê sugestões à mente. “Até mesmo isso passará. Assim, como você não deixa de comer nenhum dia, também não deve deixar a prática espiritual. A mente está sempre pronta a iludi-lo e a fazê-lo largar a meditação. Não ouça a voz da mente. Ouça a voz suave da alma.”

Mas um mal estar agudo, dengue, covide, gripe, roubam sua energia para praticar, até mesmo Mantras e medição. Perceba, então, como a consciência é nutrida pela força corporal.

É claro que todos são bem vindos ao Yoga, mas somente os que cuidam da saúde como se fosse um jardim magnífico é que conseguirão permanecer praticando por toda vida.


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Alfenas Hoje

Diva Paiva
Professora de Yoga


-


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo