Postado em quinta-feira, 27 de setembro de 2018 às 09:58

EUA estão em isolamento histórico, diz presidente do Irã após Assembleia da ONU

Rouhani e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocaram ameaças durante seus respectivos discursos na ONU....


 
O presidente iraniano Hassan Rouhani fala à Assembleia Geral da ONU — Foto: Reprodução/TV Globo

Os Estados Unidos não conseguiram registrar uma conquista sequer na Assembleia Geral da ONU realizada nesta semana e estão em um isolamento político histórico, disse o presidente do Irã, Hassan Rouhani, nesta quinta-feira (27).

Rouhani e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, trocaram ameaças durante seus respectivos discursos na ONU.

"Os americanos não tiveram conquistas nessa assembleia pública", disse Rouhani em entrevista coletiva transmitida pela TV estatal iraniana em seu retorno a Teerã. A Assembleia mostrou o isolamento dos EUA, afirmou.

"Quando o sr. Trump estava falando e no início de seu discurso vangloriou-se
bastante sobre conquistas de seus dois anos de governo, todo mundo riu", disse Rouhani.


"O que é importante é que hoje, a não ser um ou dois países, ninguém apoia os Estados Unidos. É um isolamento político histórico que é raro para os EUA", declarou Rouhani.

Discurso do Trump

Em seu dircurso na Assembleia Geral da ONU, na terça-feira, Donald Trump afirmou que os líderes iranianos fazem parte de uma "ditadura corrupta" e buscam semear "caos, morte e destruição".

De acordo com Trump, diante desse quadro, os Estados Unidos lançaram uma campanha de pressão econômica para impedir o acesso do Irã a fundos para desenvolvimento regional e pedem que as nações aliadas isolem as lideranças iranianas.

Rouhani rebateu as críticas de Trump e condenou a decisão do americano de se retirar do acordo nuclear multilateral firmado com o Irã. O acordo, negociado pelo antecessor de Trump, Barack Obama, fez o Irã se comprometer a limitar suas atividades nucleares em troca do alívio em sanções internacionais.

"O governo dos Estados Unidos, pelo menos essa administração atual, parece determinado a tornar ineficazes todas as instituições internacionais", disse Rouhani. "Confrontar o multilateralismo não é um sinal de força, mas um sintoma de fraqueza de intelecto. Revela uma inabilidade para entender um mundo complexo e interconectado."



O presidente dos EUA, Donald trump, discursa diante de outros chefes de Estado na Assembleia
Geral da ONU na sede da organização em Nova York — Foto: Richard Drew/AP

 


Fonte:G1



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo