Postado em quarta-feira, 29 de agosto de 2018 às 08:46

Putin ameniza proposta de reforma da previdência após protestos

Presidente russo defendeu a necessidade de reforma, mas recuou na idade proposta para aposentadoria das mulheres. Projeto de lei ainda tramita na Câmara Baixa...



Presidente russo, Vladimir Putin, faz pronunciamento na TV nesta quarta-feira (29) (Foto: Alexei Druzhinin, Sputnik, Kremlin via AP) 

O presidente russo, Vladimir Putin, atenuou nesta quarta-feira (29) a impopular reforma da previdência proposta pelo seu governo, que gerou protestos no país e provocou uma queda em sua popularidade.

Em uma incomum mensagem exibida à nação pela TV, Putin recuou na idade proposta para aposentadoria das mulheres, mas manteve a dos homens.

A nova proposta do governo prevê que a idade para as mulheres suba de 55 para 60 – e não para 63 anos, como tinha anunciado anteriormente. A idade dos homens, porém, permanece 65 anos (cinco anos a mais do que a vigente).

No raro discurso na TV, Putin defendeu a necessidade da reforma. Segundo ele, a população em idade ativa do país está encolhendo, o que torna a mudança essencial.

“O desenvolvimento demográfico e tendências do mercado de trabalho e uma análise objetiva da situação mostram que não podemos mais adiar isso. Mas nossas decisões precisam ser justas, equilibradas e realmente levar em consideração os interesses da população", disse Putin, segundo a Reuters.

"Por isso estou propondo uma série de medidas que nos permitirão atenuar as decisões tomadas o máximo possível", declarou o chefe de estado.

O anúncio da primeira versão do projeto de lei proposto pelo governo provocou protestos. Os sindicatos alertaram que muitos russos não viverão tempo suficiente para reivindicar o benefício.

A Organização Mundial de Saúde estima que os homens russos têm uma expectativa de vida de 66 anos, enquanto a das mulheres chega a 77, de acordo com a BBC.

As propostas iniciais levaram a taxa de popularidade de Putin a seus piores níveis em mais de quatro anos. O instituto de pesquisas VTsIOM apontou que o índice de aprovação de Putin caiu de 80% para 64%.

Putin disse que o projeto de lei, que está em tramitação na câmara baixa do Parlamento, será alterado em breve para refletir suas propostas.



Fonte:G1



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo