Alessandro Emergente
A comissão provisória do União Brasil, em Alfenas, passou a ser comandada por aliados diretos do vereador Jaime Daniel (PT). A cerimônia de posse, na última sexta-feira, foi presidida pelo próprio parlamentar no plenário da Câmara, com a presença de dois deputados da região.
Rompido com o prefeito Fábio Marques Florêncio (PT), Jaime Daniel passou a adotar fortes críticas ao governo, se posicionando como oposição, apesar de continuar filiado ao PT. No ano passado, o Alfenas Hoje revelou que o vereador poderia deixar o PT. O primeiro destino cogitado foi o PSB, o que não acabou se concretizando.
Na última sexta-feira, um aliado direto de Jaime Daniel assumiu o comando da legenda. É Matheus Gustavo de Oliveira, que chegou a integrar o governo durante a gestão do ex-prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) na cota de Jaime Daniel. No entanto, foi exonerado pelo atual governo.
De olho em 2024
Numa articulação política, visando as eleições municipais de 2024, o União Brasil entregou o comando do partido, em Alfenas, a Jaime Daniel, numa estratégia que tem como objetivo lançar a candidatura do vereador a prefeito no ano que vem.
As negociações passaram pelo então presidente do União Brasil/Alfenas Pedro Alencar de Azevedo (Pedrinho do Minas Acontece) que abriu mão do comando da legenda. O objetivo de Pedrinho é ser candidato a vereador e, tendo Jaime Daniel como candidato majoritário, aposta em uma chapa forte na disputa pelo Legislativo.
A articulação tem o aval de deputados da região. Na sexta-feira, dois deputados do União Brasil estiveram presentes a cerimônia de posse da nova comissão provisória. São eles o deputado estadual Rodrigo Lopes, ex-prefeito de Andradas, e o deputado federal Rafael Simões, ex-prefeito de Pouso Alegre.
Lopes, durante a solenidade na sexta-feira, chegou a afirmar que “o coração de Jaime Daniel já é União Brasil, mas não pode comprometer o mandato”. A fala do deputado sinaliza que o União Brasil só aguarda um desfecho legal para saída de Jaime Daniel do PT.
A reportagem apurou que Jaime Daniel busca uma negociação com a direção do PT para a sua saída do partido sem comprometer o seu mandato. A sua simples desfiliação implicaria na perda do mandato enquanto que uma expulsão o liberaria para buscar um novo partido sem comprometer o mandato.
Uma interpretação do cenário político, que pode ajudar em um acordo, é a tese de que Jaime Daniel encabeçaria uma chapa na disputa pela Prefeitura de Alfenas sem compor com o grupo de oposição liderado por Amadeu Peloso, que também não abriria mão de ser cabeça de chapa. Esse cenário fragmentado agrada o PT. Por outro lado, liberar Jaime Daniel e vê-lo unido a outro grupo de oposição já consolidado preocupa aliados do atual prefeito.
Comissão provisória
Além de Matheus de Oliveira, novo presidente do União Brasil/Alfenas, a comissão provisória tem ainda Daniel Elizeu da Silva (vice-presidente), Michelle Cristina de Oliveira (secretária geral) Rodrigo Alexandre Fernandes (secretário adjunto), Andréa Teodoro (tesoureiro), além de Gislayne Santos Vieira como integrante da comissão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa