Postado em sábado, 6 de dezembro de 2014 às 12:12

Prefeitura recua da decisão de fechar Canil da GM e o mantém após prazo de encerramento

O Canil da GM continua em operação mesmo após a prefeitura determinar prazo para o seu encerramento.


 Alessandro Emergente

O Canil da GM (Guarda Civil Municipal) continua em operação mesmo após a prefeitura determinar prazo para o seu encerramento. A administração municipal desistiu de desativar o serviço após uma nova avaliação de gestão.

A informação foi confirmada na sexta-feira pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Vander Cherri, ao dizer que “por enquanto” o serviço será mantido. Houve uma reavaliação de planejamento e orçamentária, optando pela continuidade do serviço.

Um documento interno fixava um prazo de 60 dias para a desativação do serviço e a definição de um destino para os cinco cães, das raças Pastor Alemão e Labrador. Na época, o secretário de Defesa Civil disse ao Alfenas Hoje que a decisão estava relacionada a dificuldades orçamentárias e que integrava um conjunto de medidas de redução de despesas.  

De acordo com o documento, o prazo para o fechamento do Canil era até novembro. Mas, após a divulgação da reportagem com exclusividade pelo Alfenas Hoje em setembro, o assunto ganhou repercussão e houve uma reação negativa a decisão.

O Canil

O Canil da GM é composto por cinco cães, quatro da raça pastor alemão e um labrador. Três cães pastor alemão são treinados para auxiliar no policiamento e para captura de fugitivos. Os outros dois, incluindo o labrador, são “cães de faro”, treinados para localizar drogas. Esses dois últimos animais já participaram de diversas operações policiais na região.

Prefeitura muda decisão e mantém ativo o Canil da GM (Foto: Alessandro Emergente/Arquivo)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.