Postado em domingo, 21 de setembro de 2014

Câmeras da GM flagram assalto e ajudam na prisão de suspeito

Homem assalta pedestre no centro e depois tenta arrombar um estabelecimento no centro.


 Alessandro Emergente

As câmeras de vídeomonitoramento da GM (Guarda Civil Municipal) registraram o momento em que um homem tentava arrombar uma loja no centro da cidade. A PM (Polícia Militar) foi acionada e prendeu o suspeito Gerson Manoel dos Santos, 28 anos, em flagrante por tentativa de furto. Pouco antes, as câmeras já haviam registrado o momento em que o mesmo suspeito teria assaltado uma pedestre.

A ocorrência foi na madrugada de sábado. Por volta de 1h da manhã, o assaltante desce de uma bicicleta e aborda uma pedestre na calçada da rua Cel. Laurindo Ribeiro - que seguia em direção a Praça Getúlio Vargas. Com uma “arma branca”, aparentando ser uma faca, o ladrão consegue roubar o celular da vítima e foge. As viaturas da PM foram acionadas, mas o criminoso não foi localizado.

Mais tarde, por volta das 3h50 da manhã, o suspeito voltou ao centro da cidade, desta vez na Rua General Carneiro e tentou arrombar um salão de cabeleireiro. Neste momento, o Centro de Controle e Monitoramento (Cecom da GM) acionou a PM, que conseguiu abordar o suspeito. O rapaz foi reconhecido como sendo o mesmo que havia assaltado a pedestre quase três horas antes.

Central de monitoramento

O Cecom da GM de Alfenas começou a funcionar em março de 2005 com um sistema de monitoramento de alarmes dos prédios públicos municipais. Na época eram monitorados aproximadamente 50 locais, incluindo escolas, PSFs, Secretarias, entre outros. 

No início da madrugada de sábado, um homem assaltou uma pedestre (Foto: Reprodução/GCM)

Um ano depois, a Secretaria Municipal de Defesa Social implantou o sistema de vídeomonitoramento, sendo o segundo de Minas Gerais e o único a ser totalmente digital (por IP) com fibra óptica, uma vez que o sistema “Olho Vivo”, de Belo Horizonte, era analógico. 

De acordo com a GM, o sistema reduziu em até 50% os índices de criminalidade nos locais onde estão instaladas as câmeras da GM de Alfenas. Atualmente, são 15 câmeras em funcionamento na cidade, além de mais de 80 locais monitorados por alarmes da GM, que reduziram em até 95% os furtos e arrombamentos nos prédios públicos em que o sistema está em operação.

Por volta das 3h50 da manhã, o suspeito foi preso após tentar
arrombar um estabelecimento (Foto: Reprodução/GCM)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, eu aceito