Postado em sábado, 9 de novembro de 2013
às 16:19
Atualizada em domingo, 10 de novembro de 2013
às 17:10
Victor Corrêa conquista título da temporada europeia de automobilismo
O piloto Victor Corrêa conquistou, em Barcelona, o título de campeão da temporada 2013 do Radical Master Euroseries.
Alessandro Emergente
O piloto Victor Corrêa conquistou, na manhã deste domingo em Barcelona (Espanha), o título de campeão da temporada 2013 do Radical Master Euroseries. Bastava uma terceira colocação na prova deste domingo, mas o piloto de Alfenas chegou em segundo, vencendo o campeonato com quatro pontos de vantagem em relação ao maior rival, o lituano Konstantins Calko.
O piloto da Radical SR8 terminou a temporada com 159 pontos, após conquistar, quatro vitórias (Algarve/Portugal, Spa/Bélgica, Monza/Itália e Barcelona/Espanha) ao longo do campeonato. A trajetória ainda incluiu seis pole positions, quatro vezes a volta mais rápida, além de quatro segundos, um terceiro, um quarto lugar e dois abandonos.
Victor iniciou a última rodada dupla, neste final de semana em Barcelona, com apenas um ponto de vantagem em relação ao lituano. No sábado, garantiu a vitória logo à frente do maior rival que recebeu a bandeirada em segundo, 11 segundos atrás do piloto de Alfenas, patrocinado pela Unifenas (Universidade José do Rosário Velano).
Na manhã deste domingo bastava uma terceira colocação para que Victor Corrêa garantisse o seu primeiro troféu internacional no automobilismo. Apesar de sair na pole position, o piloto de Alfenas não fez uma boa largada e ficou quase a metade da corrida em terceiro, quando assumiu a vice-liderança. A partir daí, passou a administrar a posição que lhe garantia o título.
O brasileiro ainda pressionou o lituano e, na penúltima volta, chegou a ficar a menos de meio segundo atrás de Calko. Victor Corrêa chegou a fazer a ultrapassagem em uma das curvas do circuito da Catalunã para assumir a ponta, mas o lituano conseguiu recuperar imediatamente a posição.
“Estou muito feliz. Este título é uma realização importante, fruto de um trabalho em conjunto com a minha equipe. Acho que este importante resultado aqui na Europa pode me ajudar no futuro, abrindo portas para que eu prossiga a minha carreira profissionalmente”, comemorou.
Victor Corrêa é o único brasileiro a conquistar em 2013 um título internacional no automobilismo. O primeiro título internacional veio após o piloto de Alfenas acumular seis anos de experiência em protótipos na Europa. Já passou por várias categorias de base do automobilismo: Fórmula Ford, Fórmula Renault, F3, F3 inglesa.
O título de 2013 abre portas para que o piloto brasileiro consiga novos patrocínios, garantindo sua ascensão até a chegada à Fórmula 1, um sonho já revelado pelo piloto.
Victor Corrêa liderou o início da temporada, mas perdeu a posição para Konstantins Calko no circuito Silverstone Grand Prix, na Inglaterra, em julho. No mês passado, na penúltima rodada, o brasileiro recuperou a liderança em Monza, na Itália, deixando a decisão para as duas últimas corridas.
Após liderar de ponta a ponta no sábado, Victor Corrêa venceu
na Espanha no sábado (Fotos: Divulgação)
1) Victor Corrêa (Brasil), 159; 2) Konstantins Calko (Lituania), 155; 3) Terrence Woodward (Inglaterra) e Ross Kaiser (Inglaterra), 101; 4) Tony Wells (Inglaterra) e James Littlejohn (Inglaterra), 98; 5) Mark Smithson (Escócia), 80; 6) Alex Mortimer (Inglaterra) e Chris Hyman (África do Sul), 73; 7) Christian Kronegard (Dinamarca), 57; 8) Marcel Marateotto (Suiça) e Marco Cencetti (Itália), 54; 9) Jamie Contable (Inglaterra), 48; 10) Mike Cantillon (Inglaterra), 34.
COMENTÁRIOS