Postado em domingo, 22 de setembro de 2013 às 20:49

Assembleia Legislativa debaterá a poluição no Lago de Furnas

A ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) promoverá, em outubro, uma audiência pública em Alfenas para discutir a poluição no Lago de Furnas.


Alessandro Emergente

A ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) promoverá, em outubro, uma audiência pública em Alfenas para discutir a poluição no Lago de Furnas. A decisão foi motivada por uma pesquisa da Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), que apontou Alfenas com o maior índice de poluição em toda a represa. 

A aprovação para realização da audiência foi feita na última quarta-feira na Comissão Extraordinária das Àguas, criada no ano passado. O deputado estadual Pompilio Canavez (PT) integra a comissão e foi o autor do pedido.

Em julho, uma audiência pública foi realizada em Alfenas, pela Comissão das Águas, como parte do ciclo de debates regionais para conhecer as demandas e colher sugestões para o desenvolvimento do trabalho da comissão. 

A audiência pública deve debater temas como a qualidade da água, o valor da tarifa cobrada dos consumidores e a garantia de que a Copasa vem tratando 96% do esgoto em Alfenas como a empresa alega.

Foto: Marcelo Oliveira/Arquivo 

Alfenas é o município com maior índice de poluição no Lago de Furnas, segundo a Epamig 

 

O debate coloca em pauta um tema regional, uma vez que as tarifas e os serviços de tratamento de esgoto da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) têm sido questionados em várias cidades da região. Um exemplo é Varginha, onde o contrato de concessão, para explorar os serviços de abastecimento de água e esgoto, termina este ano e há a opção de renovação.

No início deste mês, a Câmara Municipal aprovou um requerimento para convidar a pesquisadora da Epamig Elizabeth Lomelino Cardoso, responsável pelo levantamento da Epamig, a utilizar a tribuna da Casa para explicar o estudo. 

 



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.