Postado em quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 às 10:49

Governo confirma licitação para asfaltamento de estrada

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, confirmou a publicação do edital de licitação para a pavimentação da estrada entre Alfenas e Fama.


Da Redação

O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, confirmou, para os próximos dias, a publicação do edital de licitação para elaboração do projeto de pavimentação da estrada de terra entre Alfenas e Fama. 

O trecho até Fama tem 9,2 quilômetros e, segundo o Governo, integra a lista de estradas que serão asfaltadas. São 90 novos trechos, numa extensão de 2.592 km. A pavimentação integra o Programa Caminhos de Minas, do governo estadual.

Em 2010, o então secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, comunicou a inclusão do trecho Alfenas-Fama na relação de estradas a serem pavimentadas. Porém, o trecho não integrou as primeiras fases de ação do governo mineiro. 

Na época, a pavimentação da estrada ligando Alfenas a Fama foi anunciada por meio do Programa Ligações Faltantes, que ainda seria implantado pelo Governo de Minas. O Programa seria uma continuidade do ProAcesso (Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios) e do ProMG (Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais).

Região

Segundo Melles, no caso específico do Sul e Sudoeste de Minas serão contemplados 17 novos trechos, beneficiando diretamente 31 municípios. Também serão incluídos na relação de estradas, que serão contempladas no edital, os 33,6 km entre Campos Gerais e Córrego do Ouro e os de 28,7 km que ligam Conceição da Aparecida a Nova Resende.

Foto: Samuel Mendes/Arquivo

Entre Fama e Alfenas são pouco mais de 9 quilômetros para serem asfaltados

O trecho entre Fama e Alfenas é o segundo de menor extensão da lista. O menor são os 3,9 km que ligam Três Pontas a Varginha (Contorno). Outra estrada que deve ser parte do edital de pavimentação é a que liga Boa Esperança a Coqueiral. Neste trecho são 14,1 Km. 

Consolidação

Para o secretário de Transportes e Obras Públicas, através do “Caminhos de Minas”, o Governo do Estado consolida o planejamento estratégico de logística de transportes elaborado a partir do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI para o período 2007-2023.

“Estamos em um processo permanente de planejamento e projeto para a construção das estradas. O Caminhos de Minas é um programa estruturador. São 7 mil quilômetros de estradas”, disse Melles. “É um programa histórico e de grande dimensão”.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.