Postado em segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Câmera da GM flagra homens furtando equipamento da PM
Homens aproveitam ação policial para furtarem equipamentos da PM, mas são identificados pelas câmeras da GM.
Alessandro Emergente
Homens aproveitam ação policial para furtarem equipamentos da PM (Polícia Militar), mas são identificados pelas câmeras de monitoramento da Guarda Municipal (GM).
Na noite de sexta-feira, durante o show de Zeca Baleiros, a equipe do Moto Tático abordou André de Paula Ferreira, de 25 anos, ao suspeitarem que ele estava arrombando um veículo na rua José Dias Barroso. Ao perceber a aproximação dos policiais, o rapaz se escondeu em um jardim de inverno de uma residência.
Um dos policiais deixou a moto no chão com o farol aceso para iluminar o jardim e entrou no local. Mas André Ferreira saiu correndo rumo a rua Coronel Pedro Correa e o policial o seguiu a pé. De moto, um outro policial também seguiu Ferreira, que foi preso na sequência.
Furto
Enquanto os policiais perseguiam Ferreira, quatro homens aproveitaram–se da situação e furtaram a chave e um rádio HT (de comunicação interna da PM) que estava na moto da PM, que ficou no chão. Toda a ação foi filmada pela câmera de monitoramento da Guarda Municipal o que ajudou a polícia a identificar os envolvidos.
A câmara registrou que Edson Luiz Esteves Santos (26 anos), conhecido como "Dizinho", furtou o HT, que estava no suporte no guidom da motocicleta policial, e que Leonildo de Abreu, 27 anos, furtou a chave da motocicleta policial.
Os dois tiveram a cobertura de Antônio Silva Ferreira (45 anos), “Toninho Tatu”, que dirigia o carro no qual os dois rapazes fugiram. A movimentação da PM chamou a atenção de algumas pessoas e a placa do veículo (GZP-2485) foi reconhecida por uma testemunha.
Versão Falsa
O reconhecimento da placa foi comunicado via rádio as demais viaturas. Ao perceber que seu veículo seria identificado, Antônio Ferreira - que com o rádio HT furtado também passou a ter acesso as comunicações internas da PM – se dirigiu até o quartel da Polícia Militar e apresentou uma versão falsa para tentar se livrar do crime.
Na versão falsa, Antônio Ferreira disse que foi coagido pelos outros rapazes que o ameaçaram de morte com uma pistola. Sustentou que foi rendido e forçado a fugir com os supostos ladrões até o bairro Aparecida onde teria sido libertado. O carro de “Toninho Tatu”, apresentado na falsa versão (um Wv/Gol), tinha placa idêntica a anotada pela testemunha: GZP-2485, de Guaranésia.
Imagens
As imagens, registradas pela GM, derrubaram a versão apresentada por Antônio Ferreira. Ele aparece falando ao celular quando o Moto Tático passou pelo local e se apressa em dar fuga a "Dizinho" e Leonildo de Abreu.
Antônio Ferreira foi convidado pelos PMs a assistir as imagens gravadas pela GM e diante delas não restou outra opção: ele confessou ter ajudado “Dizinho” e Leonildo no furto e que não foi coagido.
Rádio Localizado
No sábado, o rádio HT foi localizado pela Polícia Civil em um terreno baldio na avenida Jovino Fernandes Sales. Também no sábado, de posse das imagens, a PM conseguiu, junto ao Judiciário, mandados de busca e apreensão em locais onde os acusados poderiam estar escondidos.
Em um destes locais, no bairro Pinheirinho, a PM prendeu Fredson Arifa Fernandes, 21 anos, conhecido como “Fredinho”. Segundo a PM, ele também aparece nas imagens registradas pela GM.
Arquivos da PM identificaram que André, Leonilson e “Dizinho” e “Fredinho” tinham ligações. No dia 12 de setembro, em uma abordagem de rotina, eles estavam juntos em um veículo na BR-491. Segundo informações apresentadas à PM, André, Leonilson e “Dizinho” teriam ligação com uma facção criminosa que atua dentro dos presídios.

COMENTÁRIOS