Postado em sábado, 20 de agosto de 2011
Em Alfenas, partido de Kassab deve ser aliado do PT
O PSD, partido recém-criado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, deve caminhar, próximo do grupo petista.
Alessandro Emergente
O PSD, partido recém-criado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, deve caminhar, em Alfenas, próximo do grupo petista, hoje no poder. A sinalização foi dada por Geraldo Thadeu, vice-presidente estadual da legenda e deputado federal majoritário no município.
O partido, que nasce com força no cenário nacional, também é visto como “a menina dos olhos” na política local. Uma coligação com o PSD pode garantir um precioso tempo na tevê durante a disputa eleitoral do ano que vem.
O partido já nasce com dois senadores, dois governadores (Santa Catarina e Amazonas), 44 deputados federais (quatro de Minas Gerais) e seis deputados estaduais em Minas Gerais. Na região, o prefeito de Areado Rubens Borneli já aderiu ao PSD.
Foto: Alessandro Emergente

Geraldo Thadeu é vice-presidente estadual da legenda e deputado federal majoritário no município
Por ser majoritário nas últimas eleições, o deputado Geraldo Thadeu tem o controle na definição dos rumos do partido na política local. Em entrevista na sexta-feira, pouco antes de um encontro político no gabinete do prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), o deputado sinalizou o caminho que será tomado pelo partido na política local.
Proximidade
Ao ser questionado sobre o posicionamento do PSD em Alfenas, Geraldo Thadeu afirmou que há uma relação de proximidade com a administração petista, sinalizando um alinhamento político. “Temos uma relação de próxima de convivência e parceria com a administração do prefeito Luizinho”, declarou.
A posição, sinalizada pelo deputado, não é vista com surpresa no meio político. Ex-PPS, partido do candidato derrotado nas duas ultimas eleições municipais Marcos José Duarte (Marcão), Geraldo Thadeu e o ex-prefeito Pompilio Canavez (PT) se aproximaram e passaram a atuarem próximos.
Em 2008, quando Pompilio disputou a reeleição, Geraldo Thadeu apareceu no horário político dos dois candidatos: Marcão e Pompilio. Em 2010, Marcão declarou apoio a outro candidato a deputado federal: Marcos Montes (DEM).
Cenário Nacional
Integrante da executiva nacional, Geraldo Thadeu se reuniu, na quinta-feira, com a presidente da República, Dilma Rousseff, em Brasília, para discutir a relação com o governo. Segundo o deputado, o PSD será conduzido pelo “espírito republicano”.
O deputado afirmou que a legenda não integrará a base de sustentação política do governo, porém atuará de forma colaborativa. Em visita a Alfenas, o secretário nacional de Atenção Básica à Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, disse que o PSD dará tranquilidade ao Governo no Congresso Nacional.
Criação
Segundo Geraldo Thadeu, o PSD já cumpriu todas as etapas para a sua formalização, obtendo 540 mil assinaturas de apoio para fundação em 26 estados da federação. O número de adesão é de 50 mil acima do exigido pela legislação, segundo o parlamentar.
O pedido de registro definitivo será enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira e a previsão do vice-presidente do PSD/MG é que o documento seja emitido em 15 dias.
Segundo Geraldo Thadeu, já são 12 diretórios municipais em Minas Gerais e 125 comissões provisórias.

COMENTÁRIOS