Postado em segunda-feira, 4 de julho de 2011
Quase 4 mil eleitores alfenenses estão filiados a partidos políticos
Em Alfenas, 3.899 eleitores estão filiados a algum partido político. Este número representa 7,18% do eleitorado.
Alessandro Emergente
Em Alfenas, 3.899 eleitores estão filiados a algum partido político. Este número representa 7,18% do eleitorado da cidade segundo dados de maio do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que aponta 54.282 eleitores.
Quatro partidos mantêm-se bem a frente no número de filiados e representam mais da metade. Juntos eles abrigam 1.924 pessoas sob seus regimentos e estatutos.
PT, PMDB, PSDB e PTB são os partidos com maior número de filiados. O Partido dos Trabalhadores, legenda do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho) e do deputado estadual Pompilio Canavez, é disparado o que mais abriga filiados. São 657 pessoas que aderiram oficialmente a legenda majoritária na cidade.
Na sequência, três partidos equiparam-se em número de filiados. O PMDB, aliado petista na cidade, tem 430 filiados; o PSDB, partido de oposição, 426; e o PTB, 411. Este último também compunha a base de sustentação do governo local, mas seu presidente, Joselito de Souza (Lito), deixou a administração municipal recentemente com o discurso que seguirá as orientações tucanas.
Menos de 100 filiados
Dos 24 partidos de Alfenas, muitos possuem menos de 100 filiados. Neste grupo aparecem PMN (78), PCdoB (94), PV (58), PHS (71), PSC (81), PR (44), PSB (89), PSDC (17), PTC (72), e PRB (99). Três destes partidos aparecem, segundo o TSE, com menos de dez filiados: PTdoB (com 7 filiados), PTN (9) e PCB (6).
O quadro de filiados ainda deve mudar muito até outubro, quando encerra o prazo de filiação para quem pretende disputar uma vaga na Câmara Municipal ou até mesmo para quem deseja a “briga” majoritária.
Um exemplo é a indefinição política de Décio Paulino, que anunciou sua saída do DEM, e ainda não bateu o martelo para selar sua nova filiação. Chegou a estar próximo do grupo que hoje comanda a cidade, mas recuou e não aceitou o convite para integrar o governo.
A ida de Décio para um determinado partido e o anúncio de sua intenção dentro da legenda é um exemplo das mudanças pode desencadear dentro do partido com a saída e entrada de novos nomes.
O PDT, que chegou a convidar Décio para integrar seu quadro, tem 264 filiados. A frente dele, o DEM alimenta a quinta colocação em número de filiações com 307 inscrições. Na sequência ainda aparecem o PP (131), o PPS (161), PRTB (124) e o PRP (157).

COMENTÁRIOS