Postado em sábado, 14 de maio de 2011

Assembleia realizará em Alfenas audiência sobre hidrovia

Alfenas sediará na terça-feira uma audiência pública, da Assembleia Legislativa, sobre a implantação da hidrovia.


 Alessandro Emergente

Alfenas sediará na terça-feira uma audiência pública, promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), sobre a implantação da hidrovia no Lago de Furnas. A audiência, que será presidida pelo deputado Pompilio Canavez (PT), será realizada na Câmara Municipal e está prevista para às 10h.

Vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Regionalização da ALMG, Pompilio foi quem solicitou a realização do debate. Entre os convidados está o ministro do Transporte, Alfredo Nascimento, mas ele ainda não confirmou presença.

Os deputados querem ouvir dos órgãos federais a situação atual da implantação, uma vez que, no ano passado, o Ministério dos Transportes autorizou uma verba de R$ 300 mil para execução do projeto de viabilidade econômica e ambiental. O projeto já foi aprovado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

A hidrovia ligará Alfenas a Formiga numa extensão de 250 km. A intenção é implantar rotas alternativas o que criaria mais infraestrutura para o turismo regional.

Vantagens Econômicas

Além do turismo, o projeto atenderá o setor produtivo, facilitando o escoamento da produção. De acordo com estudos técnicos, o custo de transporte de mercadorias no sistema hidroviário pode chegar a um terço do preço médio do transporte rodoviário. “O Brasil despreza o seu potencial de navegação”, afirma Pompilio.

Devido ao ganho do setor produtivo com a implantação da hidrovia, a Comissão de Assuntos Municipais e de Regionalização da ALMG convidou o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, e o diretor-executivo da Usina Monte Alegre, Marcelo Barbosa, para integrarem a mesa de debates.

A direção da Antaq e do Dnit também deverá estar presentes. Pelo Dnit, o convidado é o diretor-geral do órgão, Luiz Antônio Pagot. Pela Antaq, foi convidado o seu diretor-geral, Fernando Antônio Brito Fialho.

O deputado federal Jaime Martins Filho (PR/MG) também participará da audiência, além do prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva (Luizinho), e do presidente da Alago(Associação dos Municípios da Região do Lago de Furnas), Nelson Alves Lara.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo