Postado em domingo, 1 de maio de 2011
Município adota sistema informatizado para arrecadação do ISSQN
A Secretaria Municipal de Fazenda de Alfenas quer apertar o cerco aos sonegadores do ISSQN.
Da Redação
A Secretaria Municipal de Fazenda de Alfenas quer apertar o cerco aos sonegadores do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN). O novo sistema informatizado começa a vigorar a partir deste mês de maio e deve coibir a sonegação.
O sistema será aplicado a partir da contratação da empresa Gissonline, que – segundo a assessoria de imprensa da prefeitura - tem a finalidade de facilitar a tarefa de declaração dos contribuintes municipais. Além disso, informa a prefeitura, deve coibir a sonegação e melhorar a arrecadação do município, “aumentando assim o volume de recursos a serem aplicados nos setores de saúde, educação, saneamento básico”.
A partir deste mês, segundo informações divulgadas pela prefeitura em seu site, o novo sistema entra em operação para todos os contribuintes, prestadores de serviços, e também para todas as pessoas jurídicas, profissionais liberais, tomadoras de serviço, inscritas no cadastro mobiliário da prefeitura. “Os contribuintes que são ao mesmo tempo prestadores e tomadores de serviços deverão obrigatoriamente declarar tanto a GISS Prestador quanto a GISS Tomador”, informa.
A Gissonline só pode ser declarada eletronicamente e através da internet.
Declaração Eletrônica
De acordo com a prefeitura, a declaração eletrônica significará “um avanço no caminho da desburocratização”. Além disso, afirma, vai facilitar a tarefa dos contribuintes e contadores, “eliminando uma montanha de papéis, carimbos, cópias, assinaturas e idas até o balcão do setor de arrecadação da prefeitura para entrega destes documentos”.

COMENTÁRIOS