Postado em segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Projeto concede isenção de dívida aos produtores agrícolas

Um pm projeto de lei concede perdão da dívida aos pequenos produtores rurais de Alfenas.


Alessandro Emergente

Um projeto de lei, que concede perdão da dívida aos pequenos produtores rurais, deverá ser lido na sessão desta segunda-feira quando começa a sua tramitação na Casa. O débito é referente ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (FMDA), conhecido como Fundão.

A proposta isenta, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural, mais de 500 pequenos produtores de milho e feijão. São produtores que buscaram o beneficio do programa nos últimos cinco anos e não conseguiram saldar a dívida com o município.

De acordo com o secretário Fábio Munhoz (Desenvolvimento Rural), atualmente o programa atinge apenas os agricultores no segmento de milho. O Fundão atinge, segundo ele, os pequenos porque são os que necessitam de capitalização para investimento, uma vez que os grandes produtores já dispõem de capital de giro.

O projeto enviado à Câmara é autorizativo. A prefeitura depende deste aval para que possa conceder a isenção. Uma reunião com os produtores no gabinete do prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) há cerca de 10 dias marcou a assinatura do projeto.

A intenção da administração municipal é reformular o programa. Uma das decisões já foi tomada é a disponibilização de sementes certificadas, ou seja a garantia de que 95% dessas sementes vão germinar, o que reduz possibilidades de problemas durante a safra.

O Fundão, instituído em 2001, concede empréstimo em sementes e adubos a pequenos agricultores. Após a safra, os produtores precisam repor os valores. O Fundão foi criado com o objetivo de incentivar a atividade rural e a promoção do homem no campo. Atinge os pequenos produtores que não dispõem do capital de giro para o investimento.

O prefeito disse que a Lei não prevê situações que independe do produtor como quebra de safra, o que pode deixar o produtor descapitalizado e sem recurso para saldar a dívida com o município. Por isso, o Governo decidiu promover um estudo do programa para a sua reestruturação.

O secretário de Desenvolvimento Rural, dos 1.500 produtores rurais do município, a maior parte atua na produção de grãos, especificamente o milho.

Para ter direito a isenção, os produtores não poderão ter outro tipo de débito com a Fazenda Municipal. A renuncia de receita será compensada pela atualização de cadastro imobiliário. Munhoz calcula que perdão da dívida acarrete uma renúncia de receita de cerca de R$ 150 mil.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo