Postado em quarta-feira, 30 de junho de 2010
Câmara entra em recesso e sessões ordinárias voltam em agosto
Menos de 20 pessoas, incluindo membros da imprensa, acompanharam a última sessão ordinária do semestre.
Da reportagem
Durou menos de trinta minutos a sessão legislativa realizada, insolitamente, nesta terça-feira devido o encerramento do expediente em órgãos públicos por causa da partida de futebol entre Brasil e Chile, realizada ontem pela Fifa.
Menos de 20 pessoas, incluindo membros da imprensa, acompanharam a última sessão ordinária do semestre. A partir de amanhã, os vereadores são beneficiados com 30 dias de férias.
A próxima sessão ordinária será realizada no dia 02 de agosto, após o recesso de um mês dos parlamentares. Caso haja projetos de relevância ou urgência, os vereadores podem ser convocados para sessões extraordinárias.
Três projetos deram entrada e começaram a tramitar na Casa: dois são de iniciativa do Executivo e um do parlamentar Evanilson de Andrade, o Ratinho (PHS).
Carroceiros
Um projeto do Executivo que passará pela apreciação do plenário “concede a cessão de uso do carroçodomo” para dez carroceiros durante 20 anos . Eles já estão trabalhando no local, que fica ao lado do Poliesportivo. O antigo ponto dos carroceiros, ao lado da Prefeitura, está sendo transformado em uma praça.
A sugestão do Executivo prevê a identificação das carroças com placas e a colocação de duas caçambas no local “por conta da prefeitura”. O objetivo das caçambas, segundo o Executivo, é para evitar que os carroceiros joguem os materiais recolhidos em locais inapropriados.
O projeto prioriza a infra-estrutura do local e foca principalmente a higiene, como a limpeza diárias das baias e a proibição de manter materiais recolhidos na área. A sugestão do Executivo preza também a “manutenção da tranqüilidade” no carroçodromo, sendo proibido, por exemplo, o consumo de bebidas alcoólicas.

A iniciativa do Executivo não cita regras para o bem estar do cavalo, como carga máxima permitida nas carroças e idade de “aposentadoria” do animal.
O outro projeto do Executivo apresentado nessa terça pretende criar áreas de estacionamento rotativo no centro - Zona Azul.
Guarda Volumes
O vereador Ratinho apresentou projeto que “dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e disponibilização dos serviços de guarda volume aos clientes de agências bancárias de Alfenas”.
A idéia do vereador é que o guarda volume fique antes da porta giratória. “As pessoas guardam as bolsas com segurança e evitam constrangimentos”
Um requerimento do vereador Sander Simaglio foi aprovado. O parlamentar quer informações sobre taxas cobradas pelo município - no velório - sobre os serviços de sepultamento, abertura de jazigo e utilização do local. O vereador do PV não compareceu na sessão por estar viajando.
O velório também foi assunto em uma indicação apresentada pelo vereador Marcos Antonio de Souza (Marcos da Santa Casa/PPS). Ele pediu ao Executivo que disponibilize um microfone e um guarda noturno para trabalhar em dias de velório. A justificativa é para dar segurança aos usuários do local.
Na Tribuna
A Tribuna Livre estava reservada ao professor Rogério Ramos do Prado. Ele não compareceu, mas justificou a ausência e deve usar o espaço em agosto. Ele pretendia falar sobre habitação social. O professor é membro do Conselho das Cidades

COMENTÁRIOS