Postado em quarta-feira, 26 de maio de 2010
Câmara realiza audiência para debater comércio na Praça GV
Da Reportagem
A Câmara Municipal promove nesta quinta-feira, às 20h, uma audiência pública para debater a situação do comércio que funciona na Praça Getúlio Vargas (GV). O assunto foi colocado em pauta após o Condephaal (Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Artístico de Alfenas) decidir pela retirada dos ambulantes da Praça.
A alegação é que a presença de barracas de vendas e mesmo dos ambulantes descaracterizam o tombamento, aprovado pelo Iepha/MG (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) em 2003. Mas a decisão cabe ao prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) que só decidirá após um amplo debate com a comunidade como já havia adiantado assessores. A audiência desta quinta-feira foi solicitada pelo vereador Sander Simaglio (PV), representante da Câmara no Condephaal.
Apesar de decidir pela retirada de todo o comércio posicionado sobre a Praça, o documento do Condephaal faz uma ressalva: cada caso deve ser analisado individualmente. A preocupação é com a possibilidade de retirada de alguns estabelecimentos – como as bancas de jornais, por exemplo – que podem ser considerados como característicos de uma praça pública.
Pela decisão inicial, as bancas de jornais e o comércio ambulante, acomodado na beira da praça, mas que utilizam a área interna para seus clientes, também são atingidos pela medida. Com isto seriam atingidos pela decisão vendedor de churro, hot dog e churrasquinho.
A audiência tem a intenção de promover o debate e colher opinião dos envolvidos o que embasará a decisão final.
Outro tema que deve ganhar a mesma polêmica em breve é a presença traillers na calçada da Escola Estadual Coronel José Bento, também tombado pelo Iepha/MG. O assunto deve ser deliberado pelo Condephaal.

COMENTÁRIOS