Postado em terça-feira, 4 de maio de 2010
Câmara confirma audiência pública sobre a Praça Getúlio Vargas
A decisão do Condephaal de retirada dos ambulantes da Praça Getúlio Vargas será debatida no dia 27 em audiência pública.
Alessandro Emergente
A decisão do Condephaal (Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Artístico de Alfenas) de retirada dos ambulantes da Praça Getúlio Vargas será debatida pela Câmara Municipal em uma audiência pública agendada para o dia 27, às 20h.
Um ofício do vereador Sander Simaglio (PV), pedindo a audiência, destacou a necessidade de ampliação do debate sobre o assunto. Sugeriu o convite aos moradores do entorno da Praça, entre eles o escritor Waldir de Luna Carneiro.
“O assunto é muito polêmico”, destacou Sander ao citar a repercussão da reportagem do Alfenas Hoje, na sexta-feira. Pediu à presidência da Casa que empenhe recursos na divulgação da audiência pública apesar da política de contenção de gastos.
Durante a sessão legislativa desta segunda-feira dois projetos foram aprovados. Um em primeiro turno, que institui o manual de procedimento do setor de compras da Câmara Municipal, e outro em segundo turno, que autoriza consignação no PPA (Plano plurianual) com abertura de crédito especial.
Tribuna Livre
Durante a sessão, Luiz Gustavo Cabral Borges, da equipe de handebol de Alfenas, comentou sobre a participação de Alfenas no Jimi 2010 (Jogos do Interior de Minas Gerais). Relembrou sua trajetória escolar como bolsista o que foi possível através do esporte. O exemplo foi citado para comentar sobre as possibilidades geradas por meio da atividade esportiva.

Luiz Gustavo Cabral Borges, da equipe de handebol de Alfenas
Borges fez criticas ao pouco investimento ao esporte na cidade. Citou a não disponibilização de espaço esportivo apropriado para os atletas amadores.
A crítica foi contestada pelo líder do Governo, Vagner Morais (Guinho/PT), que citou a construção de várias quadras cobertas na cidade durante a gestão do ex-prefeito Pompilio Canavez (PT). Borges rebateu dizendo que as quadras construídas são voltadas para alunos da rede pública e a sua reivindicação referia-se aos atletas amadores.
A um dos questionamentos de Borges, se os vereadores lembravam-se de eventos esportivos em Alfenas, Guinho citou, como exemplo, a Copa Record de Futebol. Borges, na sequência, lamentou que enquanto houve um investimento de R$ 2,5 milhões na abertura da Copa Record, a Secretaria de Esporte de Alfenas não dispõe de R$ 1,5 milhão para investimento no Jimi.
Sander disse que o debate estava perdendo o foco. Afirmou que reconhece os avanços obtidos durante a gestão de Pompilio no esporte, mas que a reivindicação é para que houvesse investimento no esporte amador como a ajuda com passagens para atletas que querem participar de alguma competição ou até mesmo a aquisição de materiais esportivos básicos.
Evanílson Pereira de Andrade (Ratinho/PSH) pediu urgência da CCJRF (Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final) na emissão do parecer do projeto de Lei que cria mecanismo de incentivo ao esporte. O projeto, apresentado pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT), atendeu uma indicação de Guinho e do próprio Ratinho.

COMENTÁRIOS