Postado em quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Projeto de hidrovia no Lago de Furnas é analisado pela Antaq
A implantação de uma hidrovia na região do Lago de Furnas já está sendo analisada pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).
Da Redação
A proposta de implantação de uma hidrovia na região do Lago de Furnas já está sendo analisada pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq). O projeto atenderia 34 municípios no entrono do Lago e é visto como alternativa que agilizaria o sistema de transporte na região.
Esta semana, o assunto ganhou uma nota na revista “Isto É”, na coluna de Octávio Costa. De acordo com a revista, a proposta da hidrovia foi apresentada na semana passada à Antaq pelo prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez, ex-presidente da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas).
A intenção é que a hidrovia atue como alternativa para o escoamento da produção de cana e café, além de incentivar o turismo na região. Os articuladores do projeto tentam convencer o Governo Federal a inserir na lista de obras que recebem recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
O investimento abrangeria cerca de 60 quilômetros, distância que separa Alfenas de Carmo do Rio Clario. Mas a ideia é abranger para 250 km a totalidade do projeto. “De Alfenas a Formiga seriam mais de 200 quilômetros”, disse ao colunista.
Em agosto deste ano, Pompilio chegou a informar que havia uma empresa de Carmo do Rio Claro, que explora calcário na região, disposta a investir no projeto por meio de uma parceria público privada.

COMENTÁRIOS