Postado em sábado, 7 de novembro de 2009

Câmara Municipal de Alfenas cria Frente Parlamentar contra Aids

A Câmara de Alfenas criará a Frente Parlamentar pela Luta contra HIV/AIDS e outras doenças.


Alessandro Emergente

A Câmara Municipal de Alfenas criará a Frente Parlamentar pela Luta contra HIV/AIDS e outras doenças como Tuberculose e Hepatites. A iniciativa deve ser formalizada pela presidência da Câmara que agendará uma sessão solene para o lançamento oficial da Frente suprapartidária.

O ofício comunicando a formação da Frente Parlamentar foi lido na sessão da última segunda-feira. Nele é informado que há vários desafios como a criação de uma legislação municipal para o controle das doenças e a distribuição de medicamentos. “Há falta de medicamentos nos postos de saúde para enfrentar os efeitos colaterais dos antiretrovirais”, afirma o ofício.

Três vereadores, tanto da base governista quanto da oposição, já integram o movimento. Mas, de acordo com o presidente da Frente Parlamentar, Sander Simaglio (PV), o número de integrantes não é limitado e os demais vereadores podem integrar o grupo.

A vereadora Maria José Souto Camilo (Zezé/PT) e o vereador Marcos Antônio de Souza (Marcos da Santa Casa/PPS) integram a Frente. Os dois atuam profissionalmente na área da saúde.

Sander - responsável pelo encaminhamento do ofício ao presidente da Câmara Municipal, Jairo Campos (Jairinho/PDT), solicitando o registro formal do movimento - disse que a Frente já existe e que foi solicitado a Jairinho uma sessão solene para marcar o início dos trabalhos.

Além de uma legislação municipal, a Frente também tem como proposta ajudar a articular campanhas educativas de prevenção à Aids junto à prefeitura. “A Frente Parlamentar surge como um mecanismo de mobilização e de articulação de um trabalho suprapartidário que unirá forças em torno de ações entre os poderes Executivo, Legislativo e movimentos sociais”, informa o presidente da Frente.

Esta semana, especialistas lançaram um alerta sobre pandemias de Aids caso não haja política de controle. Segundo previsão de um painel de especialistas sobre a doença, em análise publicada no jornal "Health Affairs", a epidemia de Aids ainda estará fora de controle no seu 50º aniversário, em 2031, caso não haja mudança na abordaagem da doença. Veja esta notícia no G1.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo