Postado em sábado, 7 de novembro de 2009
Câmara Municipal de Alfenas cria Frente Parlamentar contra Aids
A Câmara de Alfenas criará a Frente Parlamentar pela Luta contra HIV/AIDS e outras doenças.
Alessandro Emergente
A Câmara Municipal de Alfenas criará a Frente Parlamentar pela Luta contra HIV/AIDS e outras doenças como Tuberculose e Hepatites. A iniciativa deve ser formalizada pela presidência da Câmara que agendará uma sessão solene para o lançamento oficial da Frente suprapartidária.
O ofício comunicando a formação da Frente Parlamentar foi lido na sessão da última segunda-feira. Nele é informado que há vários desafios como a criação de uma legislação municipal para o controle das doenças e a distribuição de medicamentos. “Há falta de medicamentos nos postos de saúde para enfrentar os efeitos colaterais dos antiretrovirais”, afirma o ofício.
Três vereadores, tanto da base governista quanto da oposição, já integram o movimento. Mas, de acordo com o presidente da Frente Parlamentar, Sander Simaglio (PV), o número de integrantes não é limitado e os demais vereadores podem integrar o grupo.
A vereadora Maria José Souto Camilo (Zezé/PT) e o vereador Marcos Antônio de Souza (Marcos da Santa Casa/PPS) integram a Frente. Os dois atuam profissionalmente na área da saúde.
Sander - responsável pelo encaminhamento do ofício ao presidente da Câmara Municipal, Jairo Campos (Jairinho/PDT), solicitando o registro formal do movimento - disse que a Frente já existe e que foi solicitado a Jairinho uma sessão solene para marcar o início dos trabalhos.
Além de uma legislação municipal, a Frente também tem como proposta ajudar a articular campanhas educativas de prevenção à Aids junto à prefeitura. “A Frente Parlamentar surge como um mecanismo de mobilização e de articulação de um trabalho suprapartidário que unirá forças em torno de ações entre os poderes Executivo, Legislativo e movimentos sociais”, informa o presidente da Frente.
Esta semana, especialistas lançaram um alerta sobre pandemias de Aids caso não haja política de controle. Segundo previsão de um painel de especialistas sobre a doença, em análise publicada no jornal "Health Affairs", a epidemia de Aids ainda estará fora de controle no seu 50º aniversário, em 2031, caso não haja mudança na abordaagem da doença. Veja esta notícia no G1.

COMENTÁRIOS