Postado em segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Teatro Municipal exibe documentário sobre dentição
Da Reportagem
Será lançado em Alfenas, nesta segunda-feira (26/10), a partir das 21h, no Teatro Municipal, o documentário Boca a Boca, realizado pelo dentista Fábio Bibancos e Divina Imagem Produções.
O filme mostra a precária condição de saúde bucal dos brasileiros, através da história de seis crianças com problemas bucais atendidas pelo projeto Dentistas do Bem, criado em 2002 por uma organização social com sede em São Paulo, a “Turma do Bem“.
O projeto reúne quase 6 mil dentistas voluntários de todo o Brasil que atendem gratuitamente em seus consultórios, crianças de baixa renda com graves problemas de saúde bucal. Marluce Santos, coordenadoria de saúde bucal do município, é uma das dentistas de Alfenas que faz parte desse projeto em Alfenas.
Segundo Marluce Santos, “Alfenas é uma cidade privilegiada por contar com o programa de saúde bucal, que vem dando resultado”.
O documentário conta com a participação da atriz Lu Grimaldi e do cantor Guilherme Arantes, que também é autor da canção tocada no filme.
Em Alfenas, o projeto Dentista do Bem é coordenado, desde 2008, pelas dentistas Carla Andreia Peroto Siqueira e Marluce da Silveira Terra Santos.
Boca a Boca
Boca a Boca foi filmado de junho a agosto de 2009 e em 26 de outubro acontece o lançamento internacional, de maneira inédita: alem de entrar em cartaz nas salas de cinemas da rede Moviecom, o filme será apresentado em cidades do Brasil e da America Latina em sessões organizadas pelos próprios coordenadores do projeto Dentista do Bem.
Depois de se reunirem em São Paulo para um programa de capacitação, seguido da entrega do prêmio Sorriso do Bem, cerca de 200 dentistas voltarão para suas cidades munidos de uma cópia digital do filme, 5 cartazes e 200 convites.
A cada um deles caberá a mobilização de parceiros para conseguir um lugar para exibição (já que muitas cidades não contam com salas de cinema) e a estrutura mínima necessária para juntar a população ao lado de prefeitos, secretários, vereadores, professores, jornalistas, padres e toda a comunidade local.
“Vai ser assim, no boca a boca, que essa discussão vai ganhar força. Vai ser assim que cada vez mais brasileiros vão começar atender que saúde bucal é um direito de todos. Cabe a nós brigar por ele.” disse Marluce
Participações especiais
Alem da atriz Lu Grimaldi, que discute o papel social de todo o artista, o filme conta com um depoimento emocionado de Guilherme Arantes, autor da canção “Eu Vou Fazer“, que permeia todo o documentário.
A música, aliás, gerou a gravação de um clipe que juntou Guilherme, um coral infanto-juvenil do projeto Guri, os percussionistas mirins do grupo Zunidos do Monte Azul e ainda um coro formado por 13 dos mais respeitados empreendedores sociais do país – entre eles Dorina Nowill, da Fundação Dorina, Sergio Petrilli, do Graacc, Vera Cordeiro, da Saúde Criança, Regina Moraes, do Projeto Velho Amigo e Dagmar Garroux, da Casa do Zezinho
Que Turma é essa?
Levar saúde bucal a cada vez mais crianças é a missão que há sete anos move uma das instituições mais sérias do chamado terceiro setor no Brasil, a Turma do Bem. Mas essa missão não é única. Fundada em 2002, esta OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) sediada em São Paulo tem realizado diversas ações com o objetivo de mudar a percepção da socedade na questão da saúde bucal, despertar a classe odontológica para o grande impacto socioambiental de sua atividade e influenciar políticas públicas que realmente possam mudar essa triste realidade.
O presidente da organização é o Dr. Fabio Bibancos, dentista premiado como Empreendedor Social pela Ashoka http://www.ashoka.org e pela Schwab Foundation www.schwabfoundation.org por seu trabalho frente à Turma do Bem. Seu projeto principal é o Dentista do Bem, que conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda gratuitamente até completarem 18 anos.
Os pacientes são selecionados em triagens entre crianças de 5ª a 9ª séries em escolas da rede pública ou em organizações sociais de todo o pais. A seleção aplica um índice de prioridade: as crianças beneficiadas são aquelas com os problemas bucais mais graves, mais pobres e com idade mais próxima do primeiro emprego. O tratamento, feito no consultório do próprio dentista-voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo.
Atualmente, o Dentista do Bem possui 5800 dentistas voluntários espalhados pelos 26 Estados e Distrito Federal. Mais de 70 mil crianças e adolescentes já foram triados pelo projeto e 12 mil estão em atendimento. Mais informaçõs pelo site www.turmadobem.org.br

COMENTÁRIOS