Postado em domingo, 27 de setembro de 2009
Ex-presidente da Câmara assume comando do PCdoB
Alessandro Emergente
O ex-presidente da Câmara Municipal, Eliacim do Carmo Lourenço, é o novo presidente do PCdoB de Alfenas. A nova direção do partido prepara um projeto de expansão que inclui metas já para as eleições do ano que vem. Outros dois partidos (PDT e PT) da cidade realizaram ou devem realizar conferências para escolha da nova direção das legendas até o final deste ano.
Eliacim, candidato à prefeitura no ano passado, assumiu a presidência do PCdoB no último dia 20, quando foi realizada a conferência do partido. O ex-presidente Wagner Ribeiro assumiu a Secretaria de Organização do partido. A chapa eleita foi de consenso.
De acordo com Eliacim, um dos projetos da direção estadual do PCdoB - e que o diretório municipal deve atuar em conjunto – é o de expansão de cadeiras na Assembléia Legislativa de Minas já em 2010.
O PCdoB pretende lançar cerca de 90 candidatos em Minas para a disputa de cadeiras na Assembléia Estadual. Eliacim confirma que o seu nome é um dos cogitados pela direção partidária. “No momento, o partido está iniciando conversas com lideranças locais e regionais”, disse.
O primeiro convite foi feito em junho deste ano pelo secretário executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro, na ocasião ministro interino dos Esportes, durante uma visita a Alfenas. Na oportunidade, o então ministro esteve reunido com lideranças estaduais na residência de Eliacim.
Segundo o novo presidente do PCdoB/Alfenas, "a discussão em torno de nomes que irão disputar as próximas eleições é natural e salutar, é um exercício democrático e de cidadania, que permite aos partidos e lideranças analisarem o momento político atual e discutir o que queremos para a nossa cidade, para o nosso estado e o nosso país".
Eliacim afirmou ainda que "acima de tudo” a intenção do partido é atuar promovendo debates com a sociedade e com os partidos políticos. “A política é um instrumento de transformação social e que no atual regime democrático não há mais espaço para a truculência, a ameaça e o medo", declarou.
Novo Diretório
Curiosamente, o novo diretório municipal do PCdoB é composto por quatro professores. Além de Eliacim e Wagner, Fábio Silveira (vice-presidente) e Messias Telecesqui (secretário de Formação Política) também são professores. O tesoureiro, Anderson Nogueira, e a secretária de Comunicação, Solange Camilo, também integram o diretório composto por 15 membros.
Durante a Conferência Municipal do PCdoB, dois representantes da direção estadual do partido fizeram uma análise da conjuntura política atual e expuseram aos militantes alfenenses os projetos que o partido vem realizando este ano e especialmente o trabalho a ser realizado tendo em vista as eleições de 2010.
Para a direção do partido o momento é de planejamento e ação. “É preciso unir as forças progressistas e democráticas da sociedade em torno de uma proposta política de valorização da ética na vida pública”, informou Eliacim.
Outros partidos
Além do PCdoB, o PDT elegeu recentemente o novo diretório municipal. O professor da Unifenas (Universidade José do Rosário Vellano), Francisco Cunha Neto (Prof. Chico), um dos diretores da Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas), é o novo presidente do PDT/Alfenas, eleito em uma chapa de consenso interno para um mandato de dois anos. Quem deixou a presidência do partido foi o ex-vice-prefeito Maurílio Peloso.
No PT, haverá em novembro a eleição para renovar o diretório municipal. O atual presidente, Francisco Dias de Alencar (Chico Ferramenta), deixará o comando da legenda por já estar em seu segundo mandato e não poder concorrer a uma nova reeleição.
Quem deve assumir o comando do PT é Pedro Marques Camilo (Pedrinho da Capela). De acordo com Chico Ferramenta, Pedrinho da Capela será candidato em uma chapa de consenso que reunirá outras lideranças internas.

COMENTÁRIOS