Postado em terça-feira, 7 de abril de 2009
Prefeitura implanta programa de gestão e desburacratização
A Prefeitura vai lançar o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). O objetivo é a melhoria dos serviços públicos.
Da Redação
A prefeitura de Alfenas vai lançar no próximo dia 14 o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). Em fase de implantação, o Programa tem o objetivo disponibilizar ferramentas e diretrizes com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
No dia 14 de abril, na próxima semana, o programa será lançado no Teatro Municipal, às 17h. Nos dias 15 e 16, haverá um curso de capacitação para os servidores públicos de Alfenas, que vão atuar como facilitadores do processo de auto avaliação e melhoria de gestão.
O Gespública é um programa do Governo Federal, criado em fevereiro de 2005. Segundo a prefeitura, através de sua assessoria de imprensa, Alfenas é a primeira cidade da região a implantar o programa.
A coordenação nacional é do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão descentralizada através de núcleos estaduais.
As organizações públicas que aderem ao programa recebem um conjunto de orientações e modelos para avaliação da gestão, tendo como referência o Modelo de Excelência em Gestão Pública e os conceitos e fundamentos definidos pelo Gespública. A partir do resultado dessas avaliações é possível melhorar o sistema de gestão da organização avaliada de forma objetiva e consistente.
De acordo com o controlador do município, Cirlei José de Carvalho, de início serão feitos levantamentos em vários setores da Administração. Para ele o programa deve tornar o trabalho nesses setores mais eficientes, com benefícios internos, como a redução de custos e também externos, num melhor serviço oferecido ao cidadão.
O controlador explica que os resultados são a médio e longo prazo e que a busca pela qualidade é algo que nunca se acaba. O grande desafio, ele lembra, é a desburocratização. “Temos de mapear todos os procedimentos para criar novos meios, mais eficazes, sem infringir a legalidade”, afirma.
Capacitação
O Núcleo Estadual Gespública – Minas Gerais, que está sob a coordenação da 4ª Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal, será o responsável pela capacitação a ser realizada na próxima semana. O curso será ministrado pelo coordenador Amilton Amâncio da Silva e pelo instrutor Antônio Nunes Júnior. A partir daí será elaborado um plano de melhoria de gestão e início das ações.
A coordenação do programa na prefeitura é da Controladoria Geral e de um comitê gestor composto por nove funcionários de diversas secretarias.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa em aderir ao programa se deve, principalmente, aos fatores da atual conjuntura econômica, pois o Gespública, como todo programa de qualidade, visa o aprimoramento, a capacitação, o ataque ao desperdício, às perdas e desvios.

COMENTÁRIOS