Postado em quarta-feira, 25 de março de 2009
Pompilio é derrotado na eleição para a presidência da AMM
O prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez (PT), foi derrotado na eleição pela presidência da AMM (Associação Mineira dos Municípios) com 80 votos.
Alessandro Emergente
O prefeito de Alfenas, Pompilio Canavez (PT), foi derrotado na eleição pela presidência da AMM (Associação Mineira dos Municípios). O tucano José Milton, prefeito de Conselheiro Lafaiete, foi eleito com 254 votos contra 80 de Pompilio.
Foto: Henrique Higino

Com 80 votos, o petista Pompilio Canavez (foto) foi derrotado pelo tucano José Milton
Dos 461 prefeitos aptos a votar, 333 compareceram. Houve um voto branco e um nulo. A eleição foi na tarde desta quarta-feira e a partir das 17h teve início a apuração que foi encerrada no final da tarde.
Na terça-feira, o prefeito de Pirapora, Warmillon Braga (DEM), anunciou oficialmente sua desistência. Com isso, permaneceram somente Pompilio e José Milton na disputa revelando uma batalha entre petistas e tucanos.
José Milton teve o apoio do governador Aécio Neves (PSDB). Oficialmente, o governador não confirmou interferência na eleição, mas reportagem do Estado de Minas/Portal Uai desta quarta-feira informou que assessores de Aécio estariam empenhados na campanha do prefeito de Conselheiro Lafaiete.
A lógica é que por causa da disputa interna travada por Aécio com o governador paulista José Serra para a escolha do candidato tucano à Presidência da República há a intenção de mostrar a influência que Aécio exerce a no PSDB mineiro e junto aos prefeitos.
Já Pompilio recebeu o apoio da base peemedebista. Na noite de terça-feira, um jantar em Belo Horizonte marcou o apoio dos peemedebista ao petista, inclusive com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Porém não adiantou.
O mandato é para o biênio 2009/2010. A posse será em A posse da nova diretoria acontecerá no dia 4 de maio, na abertura do 26º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas, em Belo Horizonte.
A AMM, com 57 anos, é uma entidade política, de utilidade pública, que congrega e representa com legitimidade institucional os 853 municípios de Minas Gerais.

COMENTÁRIOS