Postado em domingo, 8 de março de 2009
Conferência é encerrada com 4 propostas de políticas públicas
No Dia Internacional das Mulheres, mais de 300 participantes foram ao CAIC para a II Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres.
Alessandro Emergente
No Dia Internacional das Mulheres, comemorado neste domingo (8 de Março), mais de 300 participantes foram ao CAIC para a II Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres. Quatro propostas foram aprovadas e serão defendidas na Conferência das Cidades.

Pela manhã, o prefeito Pompilio Canavez participou da abertura da Conferência
As participantes foram divididas em quatro oficinas temáticas para apontarem prioridades que foram levadas a plenária final. A Conferência terminou por volta das 17h com a votação destas propostas.
Uma das sugestões apresentadas foi a humanização do atendimento de qualidade nas unidades de saúde e a cobertura 100% no município pelas equipes do PSF (Programa Saúde da Família). Outra medida aprovada pelas participantes foi a criação de um Núcleo de Apoio Integral às Mulheres para o enfrentamento da violência.
A definição de ações de valorização profissional das mulheres foi outra proposta aprovada. Também ficou definido como prioritário a formação de grupos para realização de cursos de formação política em cada bairro.
Da Conferência, saíram moções com reivindicações que dependem da atuação do Governo Estadual. Entre essas reivindicações estão a implantação de postos policiais na zona rural e também o treinamento de policiais masculinos para o atendimento as questões que envolvem violência contra as mulheres.
A Conferência foi realizada durante todo o dia. Pela manhã, foram apresentadas palestras. Uma delas pela representante do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, a coordenadora Especial de Políticas para as Mulheres (Cepam), Virgilia Rosa.

Mulheres votam durante a plenária final
À tarde, houve trabalhos em grupo através de quatro oficinas com os temas: Oficina 1) Saúde da Mulher e Auto-Estima; Oficina 2) Enfrentamento da Violência contra as Mulheres; Oficina 3) Educação Inclusiva, Formação Profissional e Igualdade no Mundo do Trabalho; e Oficina 4) A mulher nos espaços de poder: Participação social e política.
O tema escolhido para este foi "Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres: Educação, Formação profissional e Auto-Estima".
A coordenadora municipal de Direito e Defesa da Mulher, Tanilda Araújo, destacou a participação ativa do público e acredita que não haverá dificuldades para implantação de algumas propostas.
Segundo a organização, mais de 300 mulheres estiveram presentes.
No ano passado foi criado na cidade, o Conselho Municipal da Mulher, formado por mulheres de diversos segmentos da comunidade e que está, em parceria com a Prefeitura organizando essa conferência.
Ainda pela manhã, duas detentas do Presídio de Alfenas participaram da Conferência. Elas foram encaminhadas pelos agentes da Suapi (Subsecretaria de Administração Prisional).

Duas detentas participaram da Conferência pela manhã
LEIA TAMBÉM:
"Big Banalidade Bisbilhotice viva o BBB", por Fábio Cruz
Dia das Mulheres dia para quase se comemorar, por Fábio Cruz

COMENTÁRIOS