Postado em quarta-feira, 18 de dezembro de 2024
às 22:10
CIAC passa a funcionar com agendamento online
Agora a emissão de identidades será feita de maneira mais rápida e com maior comodidade para a população.
Da Redação
Após uma parceria realizada entre Polícia Civil, Executivo e Legislativo Municipal de Alfenas, o Centro de Identificação e Atendimento ao Cidadão – CIAC está em um novo endereço: na Rua João Pinheiro, 65 – Centro - Alfenas/ MG (próximo ao Sacolão Center). O novo espaço, que fica na Escola do Legislativo, oferece mais comodidade à população, com cadeiras para espera e maior quantidade de computadores para atendimento.
Além disso, uma importante novidade também já está em funcionamento: o agendamento virtual para atendimentos. Com isso, o cidadão poderá agendar o horário exato que será atendido, sem a necessidade de esperar em longas filas.
O agendamento pode ser realizado pelo site Agendamentos Públicos. Serão liberados horários a cada 20 minutos, com 36 horários disponíveis por dia para a emissão de Carteiras de Identidade.
No espaço também é realizada a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, porém para este serviço não é necessário agendamento, podendo apresentar somente cópia do RG.
O horário de atendimento do CIAC é de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. Porém, vale ressaltar que, acompanhando o calendário de feriados e recessos do Município, o local estará fechado entre os dias 21 de dezembro a 6 de janeiro.
Os documentos necessários para tirar sua carteira de identidade são:
- Certidão original (Nascimento (SOLTEIRO), Casamento (CASADO), Casamento com averbação de divórcio (DIVORCIADO))
- CPF
- Comprovante de residência
Não é necessário levar foto 3x4 e a 1ª via da CIN (Carteira de Identidade Nacional) é isenta de taxa.