Postado em segunda-feira, 7 de outubro de 2024
às 23:11
Após ser cobrada publicamente, Prefeitura paga participação de escritora na feira literária
Daniela Arbex, reconhecida nacionalmente, foi a principal convidada da FliAlfenas deste ano.
Alessandro Emergente
A Prefeitura de Alfenas pagou, nesta segunda-feira, a participação da jornalista e escritora Daniela Arbex durante a Feira Literária de Alfenas (FliAlfenas), quase três meses após o evento. O pagamento ocorreu poucas horas após uma cobrança pública, nas redes sociais, feita por Daniela.
"Passando por aqui para parabenizar o prefeito de Alfenas pela reeleição. Quem sabe agora a prefeitura @prefeituradealfenas pague o que deve aos escritores que participaram da Feira Literária de Alfenas, em julho deste ano?", postou Daniela, um dia após o prefeito Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PT) para um mandato de quatro anos.
Na postagem, a escritora informou que o contrato foi firmado em 11 de julho e que ela emitiu nota fiscal e, inclusive, já pagou o imposto gerado apesar de não ter recebido pelo serviço prestado. "Uma vergonha para uma Prefeitura que tem uma população tão comprometida com a literatura", disse.
A reportagem do Alfenas Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura, que retornou informando que o pagamento já havia sido providenciado. Cerca de uma hora depois Daniela fez uma nova postagem na qual há um pedido de desculpas de representantes da administração municipal e a informação que o pagamento havia sido feito.
“O acerto ocorreu somente depois do meu desabafo nas redes sociais (volte um post) e veio acompanhado de um pedido de desculpas. O “tratamento respeitoso” de agora não foi o mesmo dos últimos 60 dias. Fui ignorada muitas vezes e tentei, em vão, resolver em várias instâncias”, informou a escritora na postagem.
Daniela Arbex, principal convidada da 8ª edição da FliAlfenas, realizada em julho, participou de um bate papo, no Teatro Municipal, com os leitores alfenenses. Ela é autora do livro “Holocausto Brasileiro: Genocídio 60 mil mortos no maior hospício do brasil”, sobre o Hospital Colônia de Barbacena. A obra gerou o documentário homônimo, disponível na Netflix. A convidada é uma das referências nacionais em jornalismo literário e possui cinco livros no currículo.